Publicidade
SBT Games

Ragnarok Origin: ROO tem nostalgia, mas focará nos novos jogadores

Publisher revela que estuda o público jovem brasileiro e formas de agradá-lo pensando no futuro do novo jogo

imagem de divulgação de Ragnarok Origin: ROO com personagens convidando o jogador

20/03/2024

Publicidade

Ragnarok Origin: ROO finalmente está entre nós e a Gravity Game Vision foi responsável pelo lançamento do jogo no Brasil e toda a América Latina no dia 28 de fevereiro. Mas quais foram os planos da empresa para trazer um game já tão popular no Oriente finalmente para a nossa região? O SBT Games fez uma entrevista exclusiva com JiaJia, COO da Gravity Game Vision (Hong Kong) para saber mais.

Os jogadores logo percebem que há bastante conteúdo nostálgico, para agradar os fãs de longa data da franquia tão popular nos anos 2000, mas a nova geração de jogadores também foi contemplada com conteúdos que condizem com seu tipo de necessidades. Assim, uma grande questão é qual geração seria o público-alvo principal de Ragnarok Origin. 

"Sim, claro que nós teríamos planos para atrair a nova geração. E nós também queremos fazer um jogo bom para as duas gerações de gamers. Nós nos preocupamos com a velha guarda de jogos de MMORPG, mas isso não significa que a gente não se importe com a nova."

ragnarok origin: roo
Divulgação

JiaJia revelou que os desenvolvedores estão fazendo diversas pesquisas e estudos sobre os gostos dos gamers brasileiros mais jovens. A própria Let's ROK Party, uma festa temática especial para influenciadores com transmissão ao vivo no dia 8 de março, aconteceu na Login House eXP (São Paulo) e foi planejada para os fãs também se sentirem parte. Além da live, o evento foi aberto aos fãs no fim de semana seguinte, nos dias 9 e 10, tinha os jogadores brasileiros da nova geração como público-alvo principal. E até a presença de cosplays no evento foi pensada por causa dos jovens, que adoram a presença dos personagens em eventos.

A executiva admitiu que durante o lançamento a empresa pareceu focar muito na características nostálgicas do RPG e isso foi por conta do enorme respeito dos devs aos fãs da franquia. Afinal, foi por causa deste público que o jogo se tornou grande e permitiu que a publisher lançasse novos jogos de Ragnarok. Porém, a Gravity Game Vision já tem planos de desenvolver sistemas in-game, principalmente um sistema social, alinhado com as preferências dos jovens brasileiros.

"Nós também percebemos que campeonatos são uma parte muito importante da cultura gamer dos jovens brasileiros. Por isso, também vamos ter um torneio especial regional e internacional do MMORPG. Este será o primeiro campeonato oficial de MMORPG no Brasil/região LATAM."

E a empresa não vai se ater apenas a suas pesquisas e planejamento. Segundo a COO, os desenvolvedores estão abertos a receber ideias da nova geração de gamers do Brasil para tornar a experiência ainda melhor. Por isso, os jogadores são encorajados a enviarem suas ideias através das redes sociais do game. "Todas as vozes serão ouvidas por nosso time", afirmou JiaJia.

Ragnarok Origin
Divulgação

Ragnarok Origin: ROO é produto de uma empresa coreana e já está disponível na Ásia desde a primeira metade de 2021. Por quê abrir os horizontes para o Brasil e a América Latina e justamente em 2024?

"A cultura da Ásia é mais parecida e familiar para nós [Gravity Game Vision]. Por isso nós temos mais experiência com essa região e por isso lançamos primeiro lá. Depois disso colocamos um grande esforço na localização do game. Localização para o português, em pesquisa cultural e por aí vai. Podemos dizer que esta é a primeira vez que colocamos tanto esforço na localização de um jogo, porque queriamos trazer a melhor experiência de MMORPG para os gamers da América Latina."

E assim como o jogo original e seu festival Brasilis, focado na cultura brasileira, os desenvolvedores do novo game estão trabalhando para produzir eventos que abracem a cultura brasileira e seus festivais. Festivais in-game para o Brasil e a Améria Latina em geral estão em pauta. Mas não vão parar por aí. Podemos esperar por eventos e ações de marketing no mundo real durante alguns festivais para agradar ainda mais os jogadores.

Aproveitamos a entrevista para perguntar também para JiaJia se há planos para lançar o novo game em consoles. A COO destacou que a versão para PC está muito boa e que os jogadores podem usar a mesma conta para transitar entre o mobile e o PC. Porém, até o momento não há um plano específico para levar o jogo aos consoles.

Veja também:

Game Pass recebe Diablo 4, The Quarry e mais ainda em março

Demo de SAND LAND já está disponível e ela dá bônus

Veja os lutadores já confirmados de FATAL FURY: City of the Wolves

Ragnarok Origin: ROO está disponível para PC e dispositivos móveis (Android e iOS). 

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade