Queda no tempo online e falta de compras em títulos originais tem preocupado a indústria gamer
De acordo com a pesquisa da Newzoo, houve uma redução de 26% nas horas gastas em jogos em 2023 em comparação com 2021.
04/04/2024
O setor de videogames enfrenta desafios preocupantes: além das demissões em massa por parte de importantes desenvolvedoras e editoras ao redor do globo, que resultaram na perda de inúmeros empregos na indústria, um estudo recente da Newzoo, divulgado pela Reuters, indica que a receita dos games ficará aquém dos números pré-pandemia até 2026.
A razão? Uma queda significativa no tempo dedicado aos jogos e na aquisição de novos títulos.
Uma mudança nos hábitos dos jogadores
De acordo com a pesquisa da Newzoo, houve uma redução de 26% nas horas gastas em jogos em 2023 em comparação com 2021, ano marcado pelo isolamento social devido à pandemia, que levou as pessoas a passarem mais tempo em casa.
No entanto, o início de 2024 já mostra uma continuidade dessa tendência, com uma diminuição adicional de 10% no tempo de jogo em relação aos anos anteriores.
"Taxas de crescimento mais lentas dos jogadores terão impacto na capacidade da indústria de ?expandir o bolo? através do crescimento orgânico líquido", alerta o relatório da Newzoo, destacando também a preocupação com o número reduzido de grandes lançamentos em 2024, que pode acentuar essa queda.
O impacto dos grandes títulos e as expectativas reduzidas
Grandes franquias como God of War, Marvel's Spider-Man e The Last of Us não têm previsão de novos títulos, levando empresas como a Sony a reverem para baixo as expectativas de vendas do PlayStation 5 para 2024, após um desempenho de vendas fraco durante o período festivo.
Outro dado alarmante é a tendência dos jogadores de se concentrarem em poucos jogos, com títulos como Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft e GTA 5 representando 27% do total de horas jogadas em 2023.
A Resistência do Mercado às Novidades
Ainda mais, apenas 23% do tempo de jogo em 2023 foi dedicado a lançamentos do próprio ano, mesmo com títulos de grande apelo como Baldur's Gate 3, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Resident Evil 4 Remake.
Quer ficar por dentro do mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?
Dentre estes, 92% do tempo foi dedicado a jogos de franquias com lançamentos anuais, como Call of Duty e EA Sports FC, evidenciando uma resistência do mercado em abraçar novidades.