Geração Z é a que mais assiste anime, de acordo com relatório
As novas gerações estão assistindo mais animações japonesas do que as anteriores
26/04/2024
O Polygon, em parceria com a Vox Media e a The Circus, publicou uma pesquisa que revela que as novas gerações têm assistido cada vez mais animes. As entrevistas foram feitas com 4 mil pessoas dos Estados Unidos (todas com mais de 18 anos) e mostraram que a Geração Z é a que mais vê as produções japonesas (o número é quase o dobro dos Millenials).
Segundo o relatório, 42% dos entrevistas mais jovens afirmaram assistir anime semanalmente. Nos Millenials, esse número caiu para 25%. Já os entrevistados da Geração X que vêem essas animações ficaram limitados a 12%. Por fim, apenas 3% dos boomers assistem às produções.
Veja também:
O resultado da pesquisa se deve às redes sociais e aos inúmeros serviços de streaming disponíveis, que, geralmente, são mais acessados pela Geração Z. Entre as plataformas citadas, estão Netflix, Hulu, Amazon Prime Video, Crunchyroll, Max, Tube, VRV e HIDIVE.
O tipo de público dos animes também foi abordado pela pesquisa. Revelou-se que há uma grande porcentagem de afroamericanos e asiático-americanos interessados nas produções, principalmente entre a Geração Z. Também, as animações japonesas demonstraram ter uma grande parcela de fãs LGBTQIAP+ em comparação com a população geral.
Lembrando que o recorte geracional brasileiro é diferente do americano, mas, ainda assim, é interessante saber que os mais jovens têm se interessado mais pelos animes em relação às gerações anteriores por causa das novas tecnologias. Aparentemente, ser fã de animações japonesas já deixou de ser algo nichado há muito tempo.
Quer ficar por dentro do mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?