Entusiasta de videogames exibe coleção de 400 itens que marcaram época
Luiz tem uma coleção de consoles e computadores antigos, incluindo o primeiro Xbox, o TK-90X, um PlayStation 1 e um Mega Drive.
29/04/2024
O engenheiro agrônomo Luiz Henrique Galli Vargas, morador de Palmas há nove anos, desenvolveu uma coleção de videogames que vai além do entretenimento.
Com 29 consoles e mais de 400 jogos, sua paixão por videogames transformou-se em um projeto de preservação da história dos jogos eletrônicos.
Origens da coleção
A ideia de montar uma coleção de videogames começou em 2019, quando Luiz decidiu ter um fliperama antigo em sua sala de estar.
No entanto, foi durante a pandemia de 2020 que a coleção ganhou intensidade e se tornou uma paixão ainda maior.
Diversidade e história
A coleção de Luiz é uma verdadeira viagem no tempo, incluindo desde o primeiro Xbox, lançado pela Microsoft em 2001, até o TK-90X, um computador de 8 bits com fita K7 lançado em 1985, que Luiz ganhou quando criança de seu pai.
Além disso, ele também possui exemplares do PlayStation 1 da Sony, lançado em 2001, e do Mega Drive da Sega, lançado em 1985.
Peças raras e cuidados
Entre os itens mais valiosos da coleção está um Dreamcast de 1998, completo com caixa, manual e acessórios, avaliado em mais de R$ 1.500.
Mesmo com o alto valor de alguns itens, Luiz afirma que nunca vendeu nada e não tem intenção de fazê-lo.
Ele cuida com zelo de sua coleção, pois muitos dos consoles têm quase 40 anos e exigem cuidados especiais.
Futuro da coleção
Embora não tenha filhos no momento, Luiz espera um dia passar sua paixão e sua coleção para as gerações futuras.
Quer ficar por dentro do mundo dos games na comodidade do seu Whatsapp?
Ele vê sua coleção não apenas como um passatempo, mas como uma forma de preservar a história e mostrar como eram os videogames antigamente.