Por que a Naughty Dog foi vendida para a PlayStation? Co-fundador explica decisão estratégica
Aumento dos custos de desenvolvimento foi fator crucial para a venda do estúdio à Sony
há 20 dias
Andy Gavin, co-fundador da Naughty Dog, revelou em uma publicação no LinkedIn que o aumento expressivo nos custos de desenvolvimento foi um dos motivos principais para a venda do estúdio à Sony. Segundo ele, os crescentes orçamentos estavam pressionando a equipe, tornando inviável o autofinanciamento dos projetos na época.
A Naughty Dog, originalmente fundada em 1984 como JAM Software, já enfrentava desafios financeiros no início dos anos 2000. Durante esse período, títulos como Jak and Daxter (1999-2001) ultrapassaram US$ 15 milhões em custos de produção, enquanto Jak 3 (2004) chegou a impressionantes US$ 50 milhões. Esses valores eram altos para um estúdio independente.
"Naquela época, financiávamos tudo sozinhos, e isso era extremamente estressante", explicou Gavin. Ele também destacou que a venda para a Sony foi uma escolha estratégica para garantir a continuidade de produções de alto orçamento, permitindo que o estúdio mantivesse sua qualidade e inovação.
"Foi a escolha certa", afirma co-fundador da Naughty Dog
Gavin também ressaltou que os custos de desenvolvimento de jogos AAA continuam a subir, alcançando patamares de até US$ 300 a 500 milhões atualmente. Ele acredita que, para muitos estúdios, a venda para grandes empresas é uma solução natural para lidar com as crescentes demandas financeiras da indústria.
"Foi a escolha certa", afirmou Gavin, referindo-se à parceria com a Sony como essencial para o sucesso de longo prazo da Naughty Dog. Desde a aquisição, o estúdio consolidou sua posição como um dos mais influentes no mercado de jogos, lançando franquias icônicas como Uncharted e The Last of Us.
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Um futuro promissor para a Naughty Dog e a Sony
A parceria entre a Naughty Dog e a PlayStation resultou em sucessos comerciais e de crítica. O mais recente projeto do estúdio, Intergalactic: The Heretic Prophet, promete expandir ainda mais a reputação da desenvolvedora. Essa trajetória reforça que a decisão tomada há décadas foi fundamental para manter a Naughty Dog como referência no mundo dos games.