Chuva de estrelas cadentes poderá ser vista de todo o Brasil
Até a próxima quarta-feira, 25 de abril, algumas regiões do Brasil terão o privilégio de assistir a primeira chuva de estrelas candentes do ano.
18/04/2018
Durante essa semana, até o dia 25 de abril, os brasileiros de todo o país poderão presenciar o fenômeno Lyrideas, a primeira grande chuva de meteoros do ano!
Prevista para ter maior visibilidade no dia 23, antes do amanhecer, o fenômeno poderá ser visto a olho nu em todas as regiões do Brasil, principalmente o Norte e o Nordeste.
Por partir da constelação de Lyra, o fenômeno foi apelidado de Lyrideas e tem o fluxo de entrada na atmosfera de 10 a 20 meteoros por hora. Segundo o pesquisador do Observatório Nacional, Fernando Roig, "As chuvas de meteoros acontecem quando um grande número destes corpos entra na atmosfera terrestre ao mesmo tempo, causando uma sequência de estrelas cadentes que podem ser visualizadas a olho nu e que podem durar vários dias".
As estrelas cadentes, ou meteoros, são resultado da entrada de pequenos corpos celestes na atmosfera da Terra que entram em contato com o oxigênio. O atrito gera uma combustão parcial ou total, que resulta no rastro luminoso.
Foto: Reprodução/Flickr
+Mãe gorila dá beijo em filhote e emociona funcionários do zoo