Publicidade
SBT Na Web

Britânico fotografa leopardo negro africano pela 1ª vez em 100 anos

Will Burrard-Lucas instalou câmeras perto de fontes de água e trilhas para encontrar o raro animal no Quênia

Leopardo negro africano

13/02/2019

Publicidade

Um fotógrafo britânico conseguiu um feito inédito nos últimos 100 anos. Will Burrard-Lucas fotografou um leopardo negro africano no Quênia após dias procurando pelo raro animal e suas imagens viralizaram na internet. 

Os registros foram publicados na revista científica "African Journal of Ecology". O bicho possui uma pelagem negra única devido a um melanismo, fenômeno contrário ao albinismo. Por conta de uma alteração genética, o organismo do leopardo produz mais melanina, tornando seus pelos negros. A última vez que o animal foi captado através de câmeras foi em 1909, na Etiópia.

Will Burrard conversou com moradores da região de Laikipia, que diziam ter visto alguns leopardos negros na área. Em seguida ele decidiu instalar câmeras acionadas por sensores de movimento em locais como trilhas e fontes de água. 

Depois de vários dias sem sucesso, o fotógrafo checou seu equipamento e encontrou as fotos impressionantes. Vale lembrar que o leopardo negro está em risco de extinção e seu contato com humanos é tão raro que gerou até a criação de lendas em alguns países africanos.

"Enquanto passava as imagens na câmera, fiz uma pausa e vi um par de olhos cercados pela escuridão. Um leopardo negro! Eu não conseguia acreditar e demorei alguns dias até que me desse conta de que alcancei meu sonho”, disse o britânico em seu blog. 

Autor de um artigo sobre as imagens na "Africal Journal of Ecology", Nicholas Pilford, do Instituto de Pesquisa em Conservação do Zoológico de São Diego, nos Estados Unidos, afirmou que o Quênia é o único país da África que abriga o leopardo negro. 

Veja as imagens do animal:

 

 

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade