Publicidade
SBT Na Web

Menino da Paraíba usa a pintura para vencer as barreiras do autismo

Mateus descobriu um mundo totalmente novo graças ao colorido das telas; garoto tem ganhos cognitivos importantes a cada nova tela pintada

Mateus e uma de suas pinturas

12/08/2019

Publicidade

Vem de Campina Grande, na Paraíba, uma notícia inspiradora e cheia de cores. A pintura tem ajudado o pequeno Mateus, de apenas 3 anos, a vencer as barreiras do autismo e descobrir um mundo totalmente novo. Com o pincel nas mãos, o garoto descobre sensações únicas e se comunica com os pais, Maria Eduarda e Milton Rosa, de modo alegre e muito mais feliz. Em seu ateliê particular, um cantinho preparado especialmente ele no cantinho da sala, Mateus aprende, desenvolve habilidades e se conecta com seu mundo abstrato, mas sempre cheio de significados. 

Hoje as cores são suaves. Uma paleta de sensibilidade que tem ajudado a família a compreender melhor os desafios do Transtorno do Espectro Autista. Verde, amarelo, azul, tons abstratos que mandam pequenos recados diários e constroem pontes para uma melhora significativa. Um cenário totalmente diferente dos primeiros sinais emitidos pelo corpo de Mateus, diagnosticado aos dois anos e sete meses de idade. Um pouco antes, Mateus regrediu na fala e perdeu o interesse por alguns alimentos, sem falar no medo de interagir com outras crianças. 

Tudo começou a mudar tempos depois da confirmação do autismo, graças à terapia ocupacional, onde o menino começou a ser estimulado a pintar. Do papel às telas foi uma transição lenta e gradativa de superação de medos e alguns receios, como o de sujar as mãos. Agora, graças a arte, o desenvolvimento cognitivo de Mateus deslanchou e ele até já fala o nome de algumas coires.

"Ele sabe exatamente o que quer pintar e fica com raiva se sugerimos algo”, disse a mãe ao portal Razões para Acreditar. 

Peronalidade de um "artista" em formação. O sucesso de Mateus é tanto que ele até participa de exposições com crianças autistas ou não. Algumas telas já ganharam o Brasil e o mundo. Há trabalhos com a "assinatura" de Mateus em Recife, São Paulo e até Miami, nos Estados Unidos. 

É a arte ajudando a transformar vidas e fazendo a diferença na rotina desse pequeno talento. 

 


O pequeno Mateus vence o autismo com pintura e muita cor - Crédito: Reprodução/Instagram

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade