Saiba quem é Greta Thunberg e os seus importantes protestos pelo clima
Conheça a menina de 16 anos que chamou a atenção de todos o mundo com seus protestos pelo clima e seu discurso na ONU.
27/09/2019
Na última semana muito se falou em Greta Thunberg, mas você sabe quem é Greta e qual é a importância dos seus protestos pelo meio-ambiente?
Greta Thunberg é uma garota sueca de 16 anos que, ao notar as extremas mudanças climáticas, sentiu que precisava fazer algo para chamar atenção dos políticos do seu país para essa causa. Greta iniciou seus protestos sozinha, decidiu que às sextas-feiras não iria à aula e ao invés disso, iria ao parlamento sueco com uma placa pedindo ações em relação às questões ambientais. A ideia de Greta é propor o seguinte pensamento "Se o governo não se importa com o meu futuro, porque eu deveria?". Durante um longo tempo, Greta, que sofre da síndrome de Aspenger (um estado do espectro autista), fez protestos sozinha, entretanto, seus colegas de escola e crianças de diversos países começaram a se juntar à ela durante várias sextas-feiras fizeram manifestações exigindo um posicionamento de seus representantes. No último dia 15 de setembro, mais de 1,5 milhão de estudantes em países de todo o mundo, incluindo o Brasil, se juntaram à Greta nesta causa.
Foto: Carlo Allegri/Reuters
Greta participou da Cúpula do Clima da ONU em Nova York, foi com seu discurso neste evento que literalmente todos os olhos do mundo se viraram para a garota. A menina, que não mediu palavras na frente dos políticos de todo mundo “Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta à escola do outro lado do oceano. E vocês ainda pedem para os jovens ter esperança? Como ousam? Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias e ainda sim, eu sou uma das sortudas”
Além de Greta, a brasileira Paloma Costa, que estuda direito na Universidade de Brasília, também participou da cúpula da ONU e apresentou uma reclamação formal aos governantes em relação às mudanças climáticas. Paloma defendeu o direito dos indígenas e leventou a questão das queimadas na Amazônia. "Nas últimas semanas o mundo viu com horror as chamas consumirem a Amazônia. Eu vi o mundo todo rezando pelas nossas florestas e o nossos povos indígenas lutando pela sobrevivêcia. Nós não precisamos de rezas, mas de ação."
Foto: Johannes Eisele / AFP
Crise do clima
De acordo com o último estudo publicado pelas Nações Unidas neste mês, a mudança de clima afetou os oceanos como nunca antes, matando recifes de corais, florestas de algas e muitos organismos chave do oceano que contribuem para a liberação de oxigênio. Esse estudo é feito por mais de 100 cientistas de todo o mundo e publicado pela organização das Nações Unidas.