Cartunistas brasileiros prestam homenagem a Gugu Liberato
Exposição virtual pode ser vista no site oficial do Troféu HQMIX.
11/12/2019
Augusto Liberato marcou história na televisão brasileira e foi fonte de inspiração para vários artistas, inclusive os artistas do traço.
Organizada por Jal Lovetro, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, a exposição "Viva Gugu" foi inaugurada na última segunda (9) e traz uma série de caricaturas do apresentador. A mostra virtual também é uma parceria com o portal Festanejo, que relembra a importância de Gugu no meio musical por divulgar diversos artistas enquanto esteve no comando de programas como o Sabadão Sertanejo, exibido no SBT durante os anos 90.
"Viva Gugu" está disponível no site oficial do Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos do Brasil.
Gugu morreu no fim de novembro depois de cair de uma altura de quatro metros e bater a cabeça, em sua casa em Orlando, nos Estados Unidos. O corpo dele foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e enterrado em um cemitério na zona sul da capital paulista.
Gugu no SBT
O paulistano Antônio Augusto de Moraes Liberato nasceu em 1959 no bairro da Lapa, zona oeste da capital de São Paulo. Filho de portugueses, aos 13 anos, fã de Silvio Santos, Gugu entrega uma carta para seu ídolo durante uma participação no programa Sinos de Belém, na TV Tupi, e consegue a chance de trabalhar na produção do Programa Silvio Santos tendo feito parte das equipes dos programas Sinos de Belém (73-74), Só Compra Quem Tem (69-76), Cidade Contra Cidade (68-70 e 77-81), e dos informativos Semana do Presidente (81-96) e Telex (81-84). Desenvolto e talentoso, Gugu tornou-se correspondente internacional e repórter de diversos programas e telejornais ainda na TVS Rio, canal 11 da capital carioca, tendo participado também do programa Horóscopo com Zora Yonara e do Jornal da Manhã.
Em 1981, após dois anos estudando odontologia, Gugu volta ao SBT para participar do júri do Programa Raul Gil e apresenta seu primeiro programa: Sessão Premiada, distribuindo prêmios ao telespectador nas sessões de filmes e séries do SBT. No mesmo ano, participa do humorístico Alegria, narrando câmeras escondidas e comandando reportagens divertidas. Em novembro de 1982, Gugu comanda seu primeiro grande sucesso na TV: Viva a Noite. Exibido inicialmente às terças, foi aos sábados que o programa marcou a década, com musicais, competições, concursos, e os quadros Sonho Maluco, Rambo Brasileiro, Eles e Elas, além do Baile dos Passarinhos, no encerramento.
Em 83 ingressava no curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Passa a comandar programas aos domingos em 1988, tendo no mesmo ano estreado Cidade Contra Cidade, Passa ou Repassa e TV Animal. Nos anos seguintes, esteve à frente de Corrida Maluca, Adivinhe se Puder, Super Paradão, Sabadão Sertanejo, Big Domingo, Programa de Vídeos, Nações Unidas, Play Game, Domingugu, Paradão, Disco de Ouro, mas foi em janeiro de 1993 que o apresentador estreou seu grande sucesso: Domingo Legal, estando à frente do programa por 16 anos, lançando quadros que marcaram a TV como Táxi do Gugu, Sentindo na Pele, Essa Nota Vale uma Nota, Duetos, Banheira do Gugu, Helicóptero do Gugu, tendo liderado a audiência da programação dominical por diversas vezes durante os anos em que esteve no ar. Em 2009 Gugu vai para a Record TV onde permaneceu por 10 anos.