Publicidade
SBT Na Web

35 anos de Dia Mundial do Rock: curiosidades sobre a data

13 de julho passou a ser comemorado após o festival Live Aid, de 1985

Queen no Live Aid (1985)
Publicidade
Hoje, 13 de julho, celebramos o famoso Dia Mundial do Rock. E você sabia que a origem desse dia vem de 1985, há 35 anos, data do histórico festival de música Live Aid?

O Live Aid foi organizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure com o intuito de arrecadar doações para a Etiópia, país africano que estava devastado pela fome em massa. Com a participação de dezenas de bandas e artistas, em apresentações ao vivo, o evento foi transmitido via satélite e assistido em casa por aproximadamente dois bilhões de pessoas. O Live Aid ainda é considerado uma das maiores transmissões de televisão da história! Um grande marco, afinal, isso aconteceu numa época sem internet e sem todo o acesso à informação que temos hoje.

Aqui vão algumas curiosidades sobre esse evento que deu origem ao "Dia do Roqueeee":

- Live Aid significa ajuda ao vivo, em inglês.

- os shows aconteceram simultaneamente nas cidades de Londres (Inglaterra), no Wembley Stadium, e Filadélfia (EUA), no John F. Kennedy Stadium. Além dos estádios oficiais do evento, dois shows aconteceram em Sidney, na Austrália, e o Japão participou com quatro apresentações.

- o primeiro show começou às 12h00 em Londres e a última apresentação terminou às 04h05 na Filadélfia.

- mais de 100 países transmitiram os shows, inclusive o Brasil, que foram vistos por dois bilhões de pessoas ao redor do mundo.

- ao todo, o evento teve mais de 70 apresentações, com dezenas de artistas. Entre os mais conhecidos do público brasileiro em geral estão Queen, U2, Madonna, Mick Jagger (The Rolling Stones) Elton John. Já o público roqueiro reconhece outros grandes nomes, como David Bowie, Phill Collins, Sting, Elvis Costello, The Who, Tina Turner, Santana, Neil Young, Led Zeppelin, Eric Clapton e Bob Dylan, entre outros.

- durante os shows, o público era convidado a fazer doações para acabar com a fome na Etiópia. Foram disponibilizadas 300 linhas de telefone e as pessoas podiam fazer suas doações com cartão de crédito ou enviando cheques bancários pelo correio.

- o total das doações durante o evento, divulgado oficialmente, foi de 40 milhões de libras esterlinas (a moeda oficial do Reino Unido).

- durante sua apresentação, o cantor Phill Collins declarou que o 13 de julho deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock. Ele foi ouvido especialmente pelos brasileiros, pois nós somos os que mais celebram essa data, até os dias de hoje.

- o filme Bohemian Rhapsody, de 2018, mostra como foi a apresentação da banda Queen durante o Live Aid, no Wembley Stadium, considerado um dos maiores shows do evento.

- alguns artistas confirmados "furaram" de última hora e não se apresentaram: Tears For Fears, Julian Lennon (filho do ex-Beatle John Lennon) e Cat Stevens. O cantor Prince também "furou" e mandou um videoclipe musical em seu lugar.

- o cantor Mick Jagger, da banda The Rolling Stones, planejou fazer um dueto ao vivo com o cantor David Bowie, cada um em um continente, mas não foi possível sincronizar as apresentações por questões técnicas. Para compensar, eles criaram o videoclipe Dancing In The Street, além de se apresentarem no evento, cada um com seus próprios shows.

 

(Freddie Mercury e Brian May, da banda Queen, durante o Live Aid no Wembley Stadium, em 1985; Fonte: Reprodução/Internet)
Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade