Publicidade
SBT Na Web

SBT mantém tradição em transmissões esportivas

História da emissora com os esportes teve início em seu primeiro ano de fundação

SBT mantém tradição em transmissões esportivas

15/07/2020

Publicidade
A cobertura de esportes já estava presente no SBT em seu primeiro ano de fundação, em 1981, comandada por Walter Abrahão no departamento de jornalismo, com o repórter Edson Cury, o Bolinha.

Em 1984, a cobertura das Olimpíadas de Los Angeles chegou com boletins diários e reportagens sobre a participação das mulheres na competição mundial. No mesmo ano, a emissora criou um novo departamento de esportes, sob comando de Osmar de Oliveira, com a participação de Jorge Kajuru e coordenação de Eduardo Zebini. Assim nasceu o primeiro programa esportivo do SBT, o TVS Esportes. Aos domingos, Juca Kfouri comandava o Futebol Dinâmico.


Foto: Detinho Oliveira/ SBT

Num pool com a RecordTV, a emissora cobriu sua primeira Copa do Mundo, no México, em 1986. Logo após, em 1988, Roberto Cabrini, então diretor do departamento de esportes nomeado por Luciano Callegari, montou a equipe para a cobertura das Olimpíadas de Seul, com Ivo Morganti à frente do programa Momentos Olímpicos, ao lado de Suzana Rangel.

Em 1990, Luiz Alfredo, Emerson Leão, Sócrates e Telê Santana, participaram da cobertura da Copa do Mundo da Itália, e logo, Cabrini comandou a primeira versão de SBT Esporte e Primeira Fila, mostrando os bastidores das corridas de Fórmula Um. O mascote `Amarelinho`, criação da emissora, despontou como mascote da TV.


Foto: Francisco Inácio/ SBT

Em 1993 a emissora transmitiu as Eliminatórias da Copa de 1994 com nova equipe: Osmar de Oliveira (que voltava à emissora), Orlando Duarte, Juarez Soares e Telê Santana ? também regressando ? além de Luiz Ceará e Antonio Petrin nas reportagens. No mesmo ano foi criado uma nova versão do SBT Esporte, que permanece até 1996.

A Copa do Mundo dos Estados Unidos teve narração de Luiz Alfredo e do Dr. Osmar, e a equipe de comentaristas recebeu o apoio do `capitão` Carlos Alberto Torres.


Foto: Francisco Inácio/ SBT

Em 1995 o SBT comprou os direitos da Fórmula Indy, e lançou Téo José como narrador esportivo, à frente também da nova versão de Primeira Fila. As transmissões marcam as tardes de domingo na emissora. Na mesma época, uma de suas maiores audiências na história foi a final da Copa do Brasil, entre Corinthians x Grêmio, com média de audiência de 42 pontos com 54 de pico. O torneio foi elevado pela emissora ao patamar das grandes competições esportivas. Amistosos eram promovidos em fomento a novos torneios como Copa dos Campeões Mundiais e, posteriormente, Taça Maria Quitéria, da Bahia.

No ano seguinte, Silvio Luiz chegou para comandar as Olimpíadas de Atlanta, e o SBT lançou Nivaldo Prieto como narrador. A equipe permaneceu na Copa do Mundo, com Silvio e Osmar se revezando na narração.

Em 1998, a Copa da França manteve a equipe de sucesso, com a participação de Hermano Henning na apresentação de boletins sobre o evento. Paulo Soares integrou o time, sob direção de Luciano Callegari Jr. Ainda em 1998 foi exibida a Copa Mercosul.

Em 2003 uma nova equipe chegou para transmitir o Campeonato Paulista: Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Elia Jr, Silvia Vinhas e Elias Awad. A mesma equipe comandou a Copa Ouro.

Em 2005 Jorge Kajuru comandou a roda de debates Jogo Duro, já em 2010, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, apresentou Um Minuto com Pelé, comentando os jogos da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul.
Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade