Depois de tentar ser lutador de boxe, jogador de futebol e engenheiro, Roberto Bolaños finalmente descobriu que sua paixão era escrever. No início, ele trabalhou como redator de peças publicitárias e filmes.
Durante a produção de um filme, o diretor lhe deu o apelido de pequeno Shakespeare, que depois se tornou Chespirito. Em pouco tempo, ele já estava escrevendo para uma das maiores rádios do México. Daí para a televisão foi um pulo.
+ Saiba mais sobre a morte de Roberto Bolaños
[[GALERIA( 2996 )]]
Roberto começou escrevendo esquetes para um programa de comédia chamado "Cômicos e Canções". Foi nessa época de Bolaños começou a atuar. Em seguida, ele foi para outra emissora mexicana para trabalhar num programa chamado "Sábado de la Fortuna".
O sucesso foi tanto que os diretores da televisão deram um programa inteiro para ele e seu grupo de atores. O super-herói Chapolin Colorado surgiu em 1970 e o Chaves veio um ano depois.
Em 1973, a turma do Chesperito mudou para uma grande emissora e as esquetes se tornaram um seriado. Rapidamente, os personagens viraram um fenônemo e o programa foi exibido em praticamente todos os países da América Latina, alguns países da Europa e até no Japão.