No próximo dia 19 de agosto, o SBT completa três décadas e meia e, para comemorar, neste segundo semestre, o Brasil vivenciará junto com a emissora uma série de atrações e eventos emocionantes que homenagearão os 35 anos da TV que tem torcida no País. Além de trazer uma releitura moderna dos ícones que estão na memória afetiva de muitas gerações de brasileiros, o SBT aproveitará cada atração para celebrar o momento atual que vivencia, com novidades em sua grade que agradam aos mais diferentes públicos, o que tem resultado em um expressivo crescimento de audiência. Em 2016, ano em que completa 35 anos de história, o SBT está com ótimos índices de audiência (veja mais dados abaixo) e ocupa – de forma consecutiva - a vice-liderança no ranking geral no PNT (Painel Nacional de Televisão), na faixa das 24 horas, desde o mês de janeiro. Também foi a única entre as de TV aberta a ganhar público entre 2010 e 2015, com crescimento de 8,6% no share, segundo dados do Kantar Ibope Media - MW (Dados Domiciliares - Shr% – PNT).
Todas as ações que compõem o projeto de 35 anos da emissora, fazem um paralelo entre o passado e o presente de uma maneira atual. Parada SBT na Avenida Paulista, Silvinho Parade, uma incrível Exposição realizada pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), novo pacote gráfico de chamadas, logo comemorativo, campanha publicitária e produtos licenciados estão entre os destaques comemorativos de aniversário. No site da emissora, será possível acompanhar os fatos mais marcantes de sua trajetória, com homenagens de personalidades, colaboradores e também dos telespectadores da emissora, que poderão mandar vídeos por meio do aplicativo TV SBT.
Dentre essas ações, o público poderá conhecer um pouco mais da evolução da emissora de Silvio Santos, que soube se reinventar ao longo dos anos, sem perder sua essência. Durantes esses 35 anos, foram lançadas diversas atrações de grande sucesso que permanecem até hoje, como o ícone Programa Silvio Santos, A Praça é Nossa, Domingo Legal, Jornal do SBT, Programa do Ratinho, Bom Dia & Cia e Casos de Família, além de outros programas mais recentes, entre eles: The Noite com Danilo Gentili, Máquina da Fama, Okay Pessoal; Esquadrão da Moda, Acelerados, os realities gastronômicos Hell’s Kitchen Brasil, BBQ Brasil e Bake Off Brasil – Mão na Massa, que consolidaram a audiência com esse gênero aos sábados à noite, além das novelas Carrossel, Chiquititas e Cúmplices de Um Resgate, remakes que viraram febres entre o público infanto-juvenil. Ainda no núcleo de teledramaturgia, destaque para duas séries originais SBT: Patrulha Salvadora e a atualmente no ar: A Garota da Moto, que tem garantido expressivos números de audiência à emissora.
As Ações:
Parada SBT
O SBT é a emissora da TV aberta que mais investe em programação infanto-juvenil e, pensando em seus fiéis “pequenos” telespectadores e em toda a família brasileira, realizará a Parada SBT – um evento que marcou os anos 80 e toda uma geração. No próprio dia 12 de outubro, a ação resgatará a magia dos famosos desfiles da emissora, que aproximava ainda mais o público de seus ídolos da TV.
O desfile percorrerá toda a Avenida Paulista, com duração aproximada de duas horas. A abertura será feita pelo trio elétrico da banda da novela Cúmplices de um Resgate, seguido por 10 super carretas, inspiradas em programas atuais e que marcaram a trajetória da emissora. O encerramento será com o clássico Programa Silvio Santos.
Além disso, o evento terá muitas ações de entretenimento, como um show exclusivo de fogos de artifícios, feira de foodtruck, cabine fotográfica, pintura de rosto, painel de grafite, campanha de doação de roupas e mantimentos, entre outros. A parada será transmitida ao vivo para todo o País pelo SBT.
Silvinho Parade
Para homenagear o fundador do SBT e maior comunicador do Brasil, Silvio Santos, a emissora irá promover a “Silvinho Parade”. A ação contará com 35 estátuas do Silvinho espalhadas pelo Brasil, cada uma medindo 1m60 na sua totalidade, que serão customizadas por artistas e criativos renomados, como Washington Olivetto, Bruno Honda Leite, Eduardo Sanchinetti, Eron Reigota, Fernanda Eva, Hans Hosse, Paulo O ´Meira, Ronaldo Barata, Renato Stegun, Luciano Martins, Paulo Sayeg, Zé Nobre, Narcélio Grud, Zappa, Ademir Paixão, José Alberto Lovetro (Jau) , Paulo Terra, Mauro Martins, Morandini, Anita Kauffmann, Carlos Alberto da Costa Amorim, Mônica Fuchshuber, as Crianças da AACD, entre outros.
Exposição no MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo realiza, no fim de 2016, uma grande homenagem ao comunicador Silvio Santos: uma exposição que traça um paralelo da trajetória de Sílvio com a evolução do sistema de rádio e televisão brasileiros por meio de depoimentos, fotos, vídeos, entre outros objetos. A mostra, revela parte da trajetória da carreira do comunicador e da história do SBT, que teve sua inauguração em agosto de 1981.
Campanha
O SBT lançará ainda uma campanha para celebrar este momento tão especial com o conceito: “SBT. Há 35 anos colorindo os seus dias”. Criada pela Publicis Brasil, a ação exalta a evolução e processo de modernização da emissora ao longo dos anos, reunindo passado e presente.
No filme “Diversão”, uma animação utiliza montagens de imagens antigas e atuais. As personalidades do SBT aparecem de maneira inusitada, já que o rosto de cada um é combinado ao corpo de outro, mesclando momentos de diferentes períodos. Por exemplo, o rosto do apresentador Carlos Alberto, na década 80, sobre o corpo de Danilo Gentili dos dias de hoje. A trilha sonora é uma versão moderna do clássico “The Time of My Life”. O filme da campanha será lançado no Programa Silvio Santos no dia 21 de agosto.
Já nas peças impressas, os atuais programas e personalidades do SBT aparecem em primeiro plano, com cores vibrantes, amparadas por imagens do passado, em preto e branco, atráves de 8 versões de anúncios explorando a imagens dos artistas da emissora. A campanha conta ainda com peças para o digital. Todo o material já apresenta o logo criado exclusivamente para a comemoração.
Festa de Comemoração dos Funcionários
Uma grande festa no parque aquático do CDT Anhanguera, em São Paulo, vai reunir os mais de 3.000 funcionários para comemorar os 35 anos do SBT. O local será ambientando com cenários temáticos da emissora, como os famosos, Porta da Esperança e Vila do Chaves. Os colaboradores poderão se divertir com brincadeiras clássicas que fizeram e fazem parte do SBT, como gincanas do programa Passa ou Repassa e outros. E ainda food truck com diferentes tipos de comida e música ao vivo durante toda a festa.
Novos Produtos
O SBT, através de sua área de licenciamento, lança produtos editoriais comemorativos, como um almanaque dos fatos marcantes de tudo o que aconteceu desde o início da história da TVS até os dias atuais, entre outros lançamentos.
Mais números de audiência em 2016
O SBT obteve um crescimento em todas as faixas horárias. Na média da manhã, o SBT registrou crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado. Nessa faixa, a emissora marcou 3,9 pontos de média em julho de 2015. Já neste ano, o SBT registrou 4,2 pontos de média. Crescimento de 4%. No período da tarde a emissora também registrou crescimento. No sétimo mês de 2015 o SBT registrou 6,5 pontos de média, enquanto no mesmo mês em 2016 marcou 6,7 pontos de média, registrando um crescimento de 3%. No horário nobre, em julho do ano passado, o SBT havia marcado 8,8 pontos de média, enquanto em julho deste ano a emissora de Silvio Santos marcou 9,1, crescendo 4% na faixa horária. Já na madrugada, o SBT registrou, em julho do ano passado, 3,3 pontos de média, enquanto no mesmo mês em 2016 marcou 3,5 pontos, apresentando um crescimento de 5%.
* Kantar Ibope Media - MW (Dados Domiciliares - Shr% – PNT)
Estreias
Pensando sempre em trazer entretenimento com qualidade para a família brasileira, o SBT continua com novidades em sua programação. Confira:
“Carinha de Anjo” – Carinha de Anjo é uma novela adaptada pela autora Leonor Correa, com supervisão geral de Iris Abravanel e direção-geral de Reynaldo Boury. A estreia está programada para o segundo semestre deste ano, na faixa horária das 8 e meia da noite, com direção de Ricardo Mantoanelli. O elenco infantil está sendo preparado pela diretora de elenco Márcia Ítalo e pelo preparador de elenco Ariel Moshe. O SBT ainda dispõe de uma equipe especializada para acompanhar as crianças durante a produção, com a psicóloga Rosa Naccarato, a fonoaudióloga Camila Mercatelli, a professora de canto Maria de Diniz e o coreógrafo Eudóxio Junior. Já a produção musical da adaptação de Carinha de Anjo está sob os cuidados de Arnaldo Saccomani e Laércio Ferreira.
“Corre Costura” – O renomado estilista Alexandre Herchcovitch, munido de sua máquina de costura, alguns tecidos e aviamentos, vai atender em domicílio e sob medida o pedido de pessoas comuns que precisem de roupas especiais para ocasiões especiais. O desafio é criar looks para pessoas que ele não conhece e nunca viu na vida. Anônimos terão a oportunidade de ganhar roupas exclusivas criada por Herchcovitch. Durante os oito episódios, ele vai contar com a ajuda da mãe, Regina Herchcovitch e de Rhody, amigo e responsável por encontrar os materiais necessários para o desafio. O programa estreia dia 27 de agosto, às 19h15.
“Hell’s Kitchen - Cozinha sob Pressão” - A nova chef Danielle Dahoui, especialista em culinária francesa, dá nova roupagem ao temido programa, que estreia em 03 de setembro, às 21h30. A versão brasileira do sucesso internacional “Hell’s Kitchen” é uma competição entre cozinheiros, um formato da ITV e ganha produção nacional da FremantleMedia.
“Acontece Lá em casa” – Apresentado pela atriz Gabi Monteiro e sua mãe, a psicóloga Betty Monteiro, o “Acontece Lá em Casa” estreia dia 18 de setembro, às 9h30. O programa desafia 13 mães a enxergar e resolver seus conflitos de forma inédita.
“Fofocando” – As fofocas e notícias da televisão estão diariamente no “Fofocando”. Desde de 1 de agosto, às 14h15, Mama Bruschetta, Leão Lobo e o divertido Homem do Saco revelam tudo o que sabem sobre o mundo das celebridades.
E mais um sucesso mexicano na tela do SBT:
“A Gata”, estreia dia 15 de agosto, às 18h15, protagonizado por Maitê Perroni, conta a história de Esmeralda, uma menina de 12 anos que vive em um bairro pobre e em condições desfavoráveis, sobrevive recolhendo lixo. Desde pequena é amiga de Paulo, um menino de 15 anos, rico e que a defende dos ataques de outras crianças. Paulo sente compaixão por Esmeralda, e por isso fica indignado com Dona Rita, uma velha exploradora que cria Esmeralda e Centavinho, e os manda vender bugigangas e pedir dinheiro para comprar comida. Esmeralda cresce como um animalzinho selvagem, mas tem uma doçura e um encanto que a fazem única. Esmeralda desconhece que na verdade é a grande herdeira de um império, e ao crescer vai trabalhar de telefonista na empresa que mais tarde virá a ser sua, porém até lá irá passar por muitos problemas e amarguras até reencontrar Paulo, que sempre foi seu grande apoio e único e verdadeiro amor.