Turismo e Aventura visita terra de índio e quilombola, em Eldorado, neste domingo
O programa do próximo domingo, 21 de agosto, faz um tour através do tempo e explora uma cidade que guarda parte da história do Brasil. Rhoque Malizia e Renata Sartório percorreram os caminhos de Eldorado, Estância Turística e quarto maior município do estado de São Paulo em extensão. O Turismo e Aventura vai mostrar que além de suas riquezas naturais, o lugar tem muitas opções para a prática de esportes de aventura, em razão do relevo do Vale do Ribeira.
Foto: Divulgação/SBT
“Vamos atrás de uma das cachoeiras mais bonitas do estado, a queda de Meu Deus, que tem mais de 50 metros de altura”, adianta Rhoque, que ainda conheceu um lugar incrivelmente misterioso: “Desvendamos os segredos e conhecemos a história da Caverna do Diabo, com 6 mil metros de comprimento, e que tem até luz elétrica”. Eldorado, no extremo sul paulista, surgiu no primeiro ciclo do ouro, por volta de 1630, tendo os portugueses e seus escravos na exploração do ouro às margens do Rio Ribeira. Com o final deste ciclo, muitos escravos que foram vendidos para fazendeiros menores acabaram fugindo para formar os Quilombos. Uma dessas comunidades foi visitada pela produção.
“Visitaremos a comunidade mais antiga da região do Vale do Ribeira, um Quilombo que ainda tem construções de 400 anos, localizado em uma linda área de Mata Atlântica preservada”, descreve o apresentador. Outro grupo de moradores que o Turismo e Aventura vai mostrar em Eldorado é uma aldeia indígena, cujos moradores não falam o português, para tentar preservar suas tradições. “Assistimos a dança, experimentaremos a comida, e até celebraremos a vida e a amizade desses nativos com o cachimbo da paz”, conclui Rhoque. Vai perder essa maravilhosa viagem cultural?
Turismo e Aventura
Domingos, às 7h30