Com as férias chegando, tem gente perguntando: para onde ir? Seja uma viagem sozinho, a dois ou com a família, que tal aproveitar pontos turísticos bacanas? Eu, Rhoque Malízia, conheci lugares incríveis ao longo do ano de 2016 gravando o meu programa Turismo e Aventura, exibido aos domingos no SBT. Baseado em minhas experiências, preparei dicas de alguns roteiros que visitei pelo Brasil com a minha produção.
Escolha o seu, arrume as malas e boa viagem!
Foz do Iguaçú (PR)
Conhecer Foz do Iguaçú, na divisa do Paraná com o Paraguai e Argentina, é realmente um passeio inesquecível e cheio de emoção e contato com a natureza. Desde a visita à hidrelétrica de Itaipú, seus parques ecológicos e as magníficas quedas d´água, até as atrações existentes em cidades vizinhas à fronteira com o Brasil, vale muito a pena fazer esse roteiro que eu, particularmente, adorei!
Atrações:
O Parque Nacional de Iguaçu, que abrange as fantásticas Cataratas do Rio Iguaçu, é uma ótima dica. Por lá, pode-se pegar um barco que leva os turistas a uma aventura de perder o fôlego, bem no coração das quedas d´água. Trata-se de um passeio chamado Macuco Safari, que termina num barco que vai em direção às quedas das Cataratas para entrar bem embaixo delas, fazendo com que a água caia direto na cabeça de todos dentro da embarcação. Bem divertido! Também é imperdível conhecer o Parque das Aves, onde podemos interagir com várias aves que vivem no parque, além de outros animais como o jacaré do papo amarelo, jiboias e sucuris.
Pantanal (MT)
Para os amantes de uma natureza mais selvagem, um destino maravilhoso é o Pantanal Mato-Grossense. Paraíso do turismo ecológico, o lugar é um bioma, que tem 150 mil quilômetros quadrados e se estende por alguns municípios do estado. Os turistas ainda contam com ótimas opções de hotéis, pousadas e passeios com direito à contemplação de diferentes espécies animal e vegetal.
Atrações
O Complexo do Pantanal, que tem uma extensa área úmida contínua é um santuário ecológico composto por uma grande diversidade de fauna e flora. Os turistas têm como principal atração observar as inúmeras espécies animal e vegetal. São centenas de aves, como cabeças-secas, garças e jaburus, biguás, jaçanã, pica-pau, entre outras. Peixes também são muitos (piranha, pintado, pacu, curimbatá e dourado são alguns), bem como répteis e mamíferos.
São Paulo (SP)
Muita gente não sabe, mas a capital paulista tem atrações que a gente nem imagina e outras que há muito estão no mapa de turismo da cidade. A Estação da Luz, o Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista e o Museu de Arte Moderna (MAM) são algumas.
Atrações
Na lista de pontos interessantes, mas pouco conhecidos para visitação eu indico o túnel subterrâneo dentro do quartel da ROTA, que pode ser frequentado por turistas, na Zona Norte de São Paulo. Eu fui conferir a misteriosa passagem, que foi muito utilizada na Revolução de 1924 como opção de fuga. O trajeto ligava o quartel da ROTA a outras unidades de segurança, à penitenciária da Av. Tiradentes. Hoje, até por causa da construção do metrô, sobrou somente 100 metros de túnel com painéis e objetos que contam um pouco da história da ROTA. Para as crianças, sugiro o parque Kidzania é um programa fantástico para levar a garotada. Fica no Shopping Eldorado (Pinheiros), com atividades para crianças de 4 a 14 anos. O mote é vivenciar a rotina de diferentes trabalhos, em ambientes como lojas, restaurantes, cinemas, hospitais e outras profissões. Para todas as idades a capital tem o Museu Catavento - Espaço Cultural da Ciência (Brás), onde se pode tocar um meteorito de verdade, conhecer o corpo humano por dentro e entender como funciona um gerador de energia. O Aquário de São Paulo (Ipiranga), é outra dica bacana para as férias da garotada. Por lá, encontramos ursos polares, tubarões, cangurus e morcegos gigantes. E só para adultos, a boa pedida é o CTN (Centro de Tradições Nordestinas), onde podemos saborear pratos típicos nordestinos. Eu adorei o Baião de Dois!
Amparo (SP)
Amparo, cidade a 133 Km de São Paulo, faz parte do Circuito das Águas Paulista. É um lugar tranquilo, bem propício para quem vive nas grandes cidades e quer desacelerar nas férias em contato com a natureza. O lugar é berço de propriedades rurais habitadas por fazendas centenárias que ainda conservam suas características de origem.
Atrações
São muitos os pontos turísticos interessantes a serem visitados em Amparo, como o Sítio 2 Cachoeiras. No lugar, é possível entrar em contato com a natureza e aprender, na prática, a ter uma vida sustentável. A principal atividade do visitante - que inclui adultos e crianças - é aprender noções de sustentabilidade.
Paranapiacaba - Santo André (SP)
Nesta gostosa viagem, a apenas 64Km da capital paulista, conheci diversas atrações culturais e ecológicas. Localizada no alto da Serra do Mar, a vila ferroviária foi fundada por ingleses que trabalhavam na São Paulo Railway Company, no século XIX. Completando o clima londrino através das casinhas, o lugar possui uma curiosa réplica do Big Ben, construída em 1898 por engenheiros britânicos para a antiga estação do Alto da Serra, restaurada e integrada à atual malha ferroviária.
Atrações
Uma curiosidade é a locomotiva, de 1862, que está no Museu Ferroviário. Tem ainda o Clube União Lira Serrano, uma das mais antigas agremiações de futebol do estado, fundado em 1903; e o edifício em estilo vitoriano, que é o Museu Castelinho, de 1897, que mostra a história da vila, que pertence ao município de Santo André. Conheci a fabricação de uma cachaça e um licor curtidos com Cambuci, uma fruta local, rica em vitamina C. Ah, ainda ouvi lendas e histórias mal assombradas da Vila, com constantes neblinas que tomam conta do lugar, tornando-o misterioso.
Taubaté (SP)
Adultos entraram no túnel do tempo e crianças se encantam com as atrações de Taubaté, que fica só a 1h54 da capital paulista. Na cidade, pode-se visitar o real cenário que inspirou as famosas fábulas do autor Monteiro Lobato: o Sítio do Pica-pau Amarelo. No local, onde Lobato passou toda a infância, hoje funciona um museu que conta a história de sua vida e obra. De quebra, ainda encontramos circulando por lá personagens que saíram das páginas do livro para a TV, como a boneca Emília e a Cuca.
Atrações
São muitos os passeios bacanas, entre eles a Casa do Figueiro, Solar das Artes, Teatro Metrópolis, igrejas, museus, Parque Monteiro Lobato, cachoeira do Macuco, morro do Cruzeiro, Pico do Fiador ou morro Grande, Pedra Branca. Outro ponto alto é o museu Mazzaropi, onde os visitantes conhecem muitas curiosidades sobre o cineasta e a história do cinema nacional. Para quem não sabe, a cidade é terra natal da saudosa apresentadora de TV, Hebe Camargo, que era bastante religiosa. Por lá pode-se conhecer a primeira Igreja erguida no mundo em homenagem a Santa Teresinha. O lugar era para ser uma simples capela, mas tornou-se um suntuoso santuário. E a garotada vai pirar com o museu que guarda os fósseis de dinossauros encontrados na cidade.
Águas de São Pedro (SP)
A cidade, que pertence à microrregião e mesorregião de Piracicaba, está a cerca de 187 km de Sampa. O lugar é conhecido por suas águas hidrominerais de valor medicinal e eu como todos os turistas, fui atrás da fonte da juventude. São águas com poderes medicinais capazes de curar diversos problemas de saúde.
Atrações
No Thermas Water Park, pode-se divertir com divertidos banhos. Tem ainda as destilarias nas quais podemos provar a cachaça bidestilada da região. E para quem tem espírito aventureiro, dá para sobrevoar o complexo hidromineiral a bordo de um voo de planador, uma espécie de avião, só que sem motor.
Ilha do Mel - Paranaguá (PR)
As principais atrações locais são o turismo ecológico, esportivo e histórico. Quatro vilas compõem a Ilha: Encantadas, Brasília, Farol e Fortaleza. Localizada à 518 Km de São Paulo, a Ilha do Mel só tem acesso de barco, saindo do Pontal do Paraná ou Paranaguá. De Pontal, as travessias são feitas entre as 8h e as 20h, com intervalos de meia hora em dias de semana, e de hora em hora nos fins de semana. Já de Paranaguá são sete travessias por dia, entre as 8h30 e às 18h. As construções mais antigas ainda estão preservadas: a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída no século 18 para proteger a entrada da ilha, e o Farol das Conchas, que data de 1872. As duas edificações auxiliavam na função da Ilha como entreposto de escravos.
Atrações
A Baía dos Golfinhos, é imperdível! Por lá, a gente se encanta com a presença de muitas dessas simpáticas criaturas. Também podemos curtir trilhas, tour de bicicleta, pesca, mergulho, surfe, voos de paraglider e parapente. Já à noite, o Forró local e bares animam a Ilha do Mel. A gastronomia é outra atração, com pratos típicos: tainha assada, farofa de mexilhões, moqueca e arroz lambe-lambe são alguns. Um dos pontos da ilha que eu mais curti foi a praia de Encantadas, onde existe uma gruta cheia de mistério. Segundo histórias de moradores da ilha, o lugar atraía navegantes com cantos de sereias, que desapareciam misteriosamente. Ai, que medo!
Serra da Canastra (MG)
A 535 Km da cidade de São Paulo, o local fica no município mineiro de São Roque de Minas, por onde passa o rio São Francisco. Conheci a nascente do Velho Chico, localizada na cidade de Medeiros, e vi a minúscula nascente de um rio tão volumoso como este.
Atrações
No pacote das belezas naturais do Parque Serra da Canastra - cujo formato é de um baú, daí a origem do nome - estão lindas trilhas, ruínas e cachoeiras, como a Casca d'Anta, com 186 metros de queda.
A gastronomia é outro item especial local. Descobri como o famoso queijo Canastra é feito e me deliciei com o doce de leite mineiro, que deixa qualquer um com água na boca.
Ribeirão Pires (SP)
Localizada 1 hora da capital, a cidade compõe os 29 municípios considerados estâncias turísticas do Estado de São Paulo. No roteiro, o turista pode visitar um castelo cheio de mistérios, que possui calabouços, passagens secretas, forca e até máquinas de tortura. A religiosidade também é uma das atrações de Ribeirão Pires, cujo nome vem de um ribeirão que corta a localidade.
Atrações
Visitei um templo messiânico recém-construído, inspirado na torre de um santuário oriental. Ainda na trilha religiosa da cidade está a igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1714. Já a Estância Noblesse, com 100 mil m², tem uma vista linda da Represa Billings e da Mata Atlântica. A Pedra do Elefante é o ponto mais alto da cidade, a 977,7 metros do nível do mar. O local é utilizado para prática de rapel e escalada.
Cananeia (SP)
O município litorâneo está localizado a Sudoeste de São Paulo, distante 265 Km da capital. O lugar foi considerado por uma revista internacional como melhor roteiro ecológico do Brasil. Atravessei um manguezal, rumo a um viveiro de ostras. A história de Cananeia é bem interessante, com registros em documentos portugueses que dão conta de que ela pode ser a primeira cidade fundada no Brasil.
Atrações
A região lagunar-estuarina de Cananeia possui um deslumbrante complexo que liga rios, baías e lagoas com o mar. Esse ambiente forma o Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A região, que tem um maravilhoso circuito gastronômica, possui uma boa infraestrutura hoteleira. A cidade conta com muito eventos, como a Festa do Mar e a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.