Publicidade
SBT Na Web

Descubra os malefícios que o açúcar em excesso pode causar no seu corpo

24/08/2017

Publicidade

O gosto doce gera a sensação de prazer e chega a ser difícil imaginar como algo tão bom pode fazer mal à saúde. Sem qualquer valor nutritivo, não é à toa que muitos profissionais da saúde chegam a contraindicar o consumo de açúcar, classificando-o como dispensável na alimentação. Polêmicas à parte, o fato é que o derivado da cana deve ser consumido com moderação. “O consumo excessivo de açúcar é responsável por aumentar a incidência de doenças como diabetes, obesidade, hipoglicemia, distúrbios gastrointestinais e mentais”, comenta a nutricionista Paula Castilho. Confira os principais malefícios que o açúcar em excesso causa ao corpo:


Foto: Reprodução/SBT

1 - Perda de Nutrientes: o açúcar não alimenta, apenas consome as vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio para ser digerido e metabolizado. Ou seja, o excesso do produto “rouba” os nutrientes presentes no organismo.

2 - Mais fome: atacar um bolo de chocolate na hora da fome não vai fazê-la ir embora, pero contrário. O consumo exagerado de açúcar provoca ainda mais fome. Isso porque ele é rapidamente digerido, provocando uma rápida elevação nos níveis de glicose e alta deposição de gordura nas células. “A primeira sensação ao consumir o doce é o aumento da energia e do bem-estar, mas assim como o aumento da glicose é rápido, a queda se dá da mesma maneira”, explica a nutricionista Patricia Davidson.

3 - Pele feia: manter a pele jovem é tarefa bastante difícil. Mas a missão fica impossível com uma dieta rica em açúcar. Sua ingestão prejudica o colágeno, proteína responsável pela elasticidade e viscosidade da pele. As rugas se formam justamente por causa desse processo de deterioração. Além disso, o excesso de glicose não absorvida pelo organismo se acumula como gordura, estimulando a produção de radicais livres. Essas substâncias são inflamatórias e resultam em gordura localizada e nas nada queridas celulites.

Confira a matéria completa no portal  Alto Astral

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade