Publicidade
SBT Na Web

Descubra como acabar com as varizes em cada fase da vida

Alguns hábitos ajudam a prevenir o surgimento das veias salientes, que podem atingir pessoas de qualquer faixa etária

18/09/2017

Publicidade

Normalmente, os métodos e informações de como acabar com as varizes são direcionados a pessoas mais velhas, como se fosse algo exclusivo de quem já está próximo da terceira idade. Mas não é. Embora a idade seja um dos principais fatores associados ao aparecimento de varizes – veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função, causando danos estéticos e danos circulatórios -, a genética tem um papel fundamental. “Enquanto o fator genético é preponderante, o envelhecimento é um agravante. Mas há casos, raros, de varizes na infância”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita. “E alguns hábitos também podem agravar a situação”, completa. Mas, de acordo com a médica, dependendo da fase de vida em que estamos, o enfoque e a maneira de tratar a doença muda completamente. “Como todo o nosso corpo, o sistema circulatório envelhece e isso interfere diretamente na evolução e no tratamento”, explica. Ela ainda detalha particularidades da doença em várias fases da vida. Entenda como acabar com as varizes em cada uma delas.

+Looks com laranja para arrasar com a cor do verão 2018!


Fotos: Reprodução/Alto Astral

Infância: “Felizmente, a presença de varizes na infância é um evento raro. Sempre que visualizarmos veias anômalas em uma criança, precisamos fazer uma avaliação mais completa para descartar hemangiomas, malformações vasculares ou outras causas”, recomenda a médica. Após o diagnóstico, o tratamento de varizes nessa fase costuma ser mais conservador, com incentivo à prática esportiva e acompanhamento com cirurgião. “Depois da primeira menstruação ou início de uso de pílulas anticoncepcionais, na adolescência, devemos ficar mais atentos, pois é nesse momento que a doença pode se manifestar de forma mais evidente”, alerta.

Aos 20 anos: “As diversas mudanças dessa fase, como o uso de anticoncepcional, faculdade, começo da vida profissional e a correria do dia a dia associada à sensação de invencibilidade, fazem com que deixemos de lado os cuidados com a alimentação, as atividades físicas e o check up médico, que sempre vai ficando para depois”, diz Aline. Mas o curioso, segundo ela, é que pessoas com tendência a varizes, aos 20 anos, geralmente já começam a mostrar alguns sinais, como vasinhos, veias muito aparentes, cansaço e inchaço. “Esse momento é o melhor para começar um acompanhamento, quando a doença ainda está em fase inicial e pode ser controlada com procedimentos e cuidados mais simples. O melhor tratamento é sempre a prevenção”, afirma a médica.

Para saber mais, confira a matéria completa no portal Alto Astral.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade