Programa Raul Gil
Publicidade
Carousel item 362403

Programa Raul Gil

Horário de exibição: SÁB 17h30

Raul Gil, um dos maiores ícones da televisão brasileira, construiu uma carreira de mais de 50 anos marcada por irreverência, inovação e carisma. Ao longo de sua trajetória, conquistou gerações com quadros inesquecíveis, musicais e momentos de emoção ao lado de novos talentos e artistas consagrados.

Sua presença no SBT deixou um legado de alegria e entretenimento que permanece na memória do público.

raul gil
(Rodrigo Belantani/SBT)

Publicidade

Apresentadores

Raul Gil

Um dos mais consagrados apresentadores da história da TV brasileira, Raul Gil nasceu no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Filho de imigrantes espanhóis, começou a trabalhar cedo para ajudar os pais, como feirante, vendendo pastéis, frutas e azeitonas e, mais tarde, foi metalúrgico.

A paixão pela vida artística começou aos 8 anos quando, levado pelos irmãos, foi assistir ao programa Clube do Papai Noel, na Rádio Tupi, e ficou encantado. Anos mais tarde, Raul enfrentou um programa de calouros. A primeira apresentação foi na Rádio América, no "Salomão Faz Justiça", em 1954. Foi rejeitado 17 vezes. Mesmo assim não desistiu.

Em 1957, o jovem Raul foi convidado a participar de um programa de televisão. Hebe Camargo era a apresentadora e o concurso chamava-se Calouros Toddy. Começava aí um reinado de vitórias para Raul Gil.

A partir daí, começou a trilhar sua trajetória de sucesso: cantou em parques de diversão, circos e festas, entre outros eventos. Conviveu com Adoniran Barbosa, Maria Tereza e toda uma geração de cantores.

Raul Gil integrou a Caravana do Peru Que Fala, de Silvio Santos. Foi convidado por Sônia Ribeiro em 1960 para cantar em seu programa. Iniciou nessa época a carreira de cantor profissional, no programa "Alegria dos Bairros", de Geraldo Blota.

Apaixonado por músicas em espanhol, Raul gravou 8 discos, 3 LPs e 2 CDs com boleros. Além de cantar, Raul Gil sempre gostou de humor. Por conta disso, gravou muitas músicas engraçadas. É o caso "Pára Pedro" e "Maria Bonita" (acorda Maria Bonita...). A veia humorística foi responsável por 12 anos de participações em quadros e shows humorísticos, como o "Show Riso" e o "My Fair Show", ambos pela Tv Excelsior.

A facilidade pra fazer imitações também lhe rendeu muitas oportunidades na televisão. Foram muitos troféus e boas quantias de dinheiro. Ele imitava, convincentemente, os cantores Gregório Barrios, Vicente Celestino e Cauby Peixoto, além de representar perfeitamente Mazzaropi. E foi imitando que Raul Gil virou apresentador de programa de TV.

Raul Gil começou em 1967, substituindo José Vasconcelos. O sucesso foi tanto que outras emissoras disputavam o animador.

Depois do programa Raul Gil Room, na TV Excelsior, passou pela TV Bandeirantes, SBT (81-85), Record e TV Bandeirantes novamente. Desde 2010, está de volta ao SBT. Revelou vários talentos nacionais: Simony, Glória Groove, Gabriela Rocha, Jotta A., Lauana Prado, Robson Monteiro, Titãs, Lulu Santos, Maisa Silva, Sidney Magal, Gretchen entre outros.

Raul criou quadros clássicos da TV brasileira e bordões inesquecíveis que atravessam o tempo como "Pra quem você tira o chapéu?" e "Pegue o seu banquinho e saia de mansinho".

Nesses mais de 65 anos de profissão, Raul Gil sempre fez questão de estar próximo da família. Aos 21 anos Raul Gil casou-se com Carmem Sanchez Gil, companheira fiel até os dias de hoje e escritora (livro "Janela da Alma"). Com ela tem dois filhos. Nanci é jornalista e Raul Gil Júnior, que é diretor de TV. Raul Gil Júnior dirige o Programa Raul Gil desde os 18 anos de idade e investiu na área musical, liderando a gravadora Luar Music.

Apresentador, cantor, compositor, ator, a história de Raul Gil é parte significativa da história da TV do país. Sinônimo de credibilidade junto ao público e ao mercado publicitário, a marca Raul Gil está há mais de 65 anos levando entretenimento de qualidade para toda a família brasileira.

o apresentador raul gil durante seu programa
O apresentador Raul Gil durante seu programa | Reprodução

Publicidade