Em 2014, um colaborador do SBT relatou ao departamento de Marketing da emissora sua história pessoal, sobre a angústia de ter um filho adolescente que, após ter experimentado o cigarro pela primeira vez, acabou perdendo o controle do consumo, sendo levado ao vício.
Sensibilizado com sua própria história de vida familiar, ele desejava contribuir com a população, especialmente os jovens, com o conhecimento que precisou adquirir à duras penas, de que o consumo do cigarro não deve ser tratado como se ele fosse menos prejudicial dos que as drogas ilícitas.
Foi lançada então, em 31 de maio, Dia Mundial Contra o Tabaco, a campanha: “Melhor nem Começar”, divulgada em diferentes canais.
E mais, uma ação de marketing direto em parceria com a Universidade Makenzie, chamada: “Máquina da Vida”.
Ambas as ativações foram um marco no SBT, dando início à retomada do calendário de ações da plataforma SBT do Bem, com a reflexão sobre outros temas relevantes à sociedade.
Casting Juvenil
Ainda sobre a temática, o SBT do Bem, além de posts nas redes sociais correlacionando a causa do tabaco ao Dia dos Namorados, lançou um ensaio fotográfico com três influentes integrantes do casting juvenil do SBT – Jean Paulo Campos, Larissa Manoela e Giovanna Grigio. Tudo para lembrar o que o cigarro pode tirar do jovem no longo prazo.