Maíra Cardi perde processo e terá que reembolsar ex-aluna
A Justiça determinou que a aluna em questão deve ser reembolsada, já que 'não obteve os ganhos prometidos pela influenciadora'.
12/10/2023
Maíra Cardi perdeu um processo levantado por uma ex-aluna que afirma ter sido enganada pelo curso de emagrecimento da coach. A Justiça determinou que a aluna em questão terá que ser reembolsada por não ter os ganhos prometidos pela influenciadora e sua empresa, a Cura Você Consultoria Ltda.
Segundo informações divulgadas colunista pelo Peterson Renato, do 'Hora Top TV', a defesa da coach argumentou que houve "a efetiva entrega do curso adquirido pela autora disponibilizada por meio do programa de afiliados".
O juiz, no entanto, não concordou com o argumento da defesa da famosa e afirmou que Maíra Cardi deverá devolver a quantia de R$ 829,80 à seguidora que a processou.
"Destarte, irretorquível que a conduta da parte requerida violou o dever de transparência e informação, além do princípio da boa-fé objetiva, ao levar o consumidor a crer, na publicidade, que seria tratado como sócio, enquanto, após a aquisição e término dos cursos, passou a ser tratado como mero afiliado, inclusive com óbice a divulgar o próprio produto da influenciadora digital na rede social da requerida", diz a decisão, como divulgado pelo colunista.
O juiz pontuou, ainda, que o que agravou o caso foi a falta de clareza nos produtos ofertados por Maíra Cardi. "Não havendo prova das informações precisas ao consumidor sobre o funcionamento do sistema de marketing multinível utilizado pela parte requerida, a repetição do valor pago é medida que se impõe", diz, em um trecho.
A ex-aluna que processou a coach diz que acreditou ser sócia de Maíra ao fazer o curso, após a aquisição e conclusão dos cursos, no entanto, ela se tornou apenas uma afiliada. Na Justiça, a mulher pediu cerca de R$ 252 mil, que foram negados pelo juiz. "É certo que os lucros cessantes não são presumidos e devem ser cabalmente comprovados, pois ?o lucro cessante não se presume, nem pode ser imaginário. A perda indenizável é aquela que razoavelmente se deixou de ganhar".