Atriz diz que franquia "007" é sexista e "James Bond" famoso responde
Helen Mirren criticou a maneira como as mulheres são retratadas na saga de espionagem mais famosa do cinema

Um dos maiores sucessos do cinema, a franquia de espionagem "007" se tornou assunto nas redes socais após a atriz Helen Mirren criticar a maneira como a mulher é retratada nas histórias protagonizadas por James Bond.
Ao jornal inglês The London Standard, ela disse ser fã dos colegas que interpretaram o espião, o que não anula fato das histórias serem carregadas de sexismo. Helen confessou que nunca gostou do personagem e se mostrou contrária a reformulação do mesmo, preferindo abrir espaço para que novas tramas sejam contadas por espiãs, sem qualquer ligação com a figura de JB.
"Todo o conceito de James Bond é encharcado e nascido de um profundo sexismo. As mulheres sempre foram uma parte importante e incrivelmente importante do Serviço Secreto. E muito corajosas. Se você ouvir sobre o que as mulheres fizeram na Resistência Francesa, elas são incrivelmente, inacreditavelmente corajosas. Então eu contaria histórias reais sobre mulheres extraordinárias que trabalharam naquele mundo", pontuou.
Pierce Brosmann, que deu vida ao agente secreto em quatro filmes da franquia, concordou com as falas da colega. Para ele, existe sim nuances sexistas, embora sempre exista espaço para reformulações.
"Sim, há um certo acordo aí. Mas há um certo mundo e espaço para se mover dentro do arco do que [o criador e autor de Bond] Ian Fleming colocou. Então sempre haverá conflito", respondeu à revista People.