Publicidade
SBT Noticias

Defensoria Pública abre ação contra Fundação Casa por torturar 22 menores

Os internos foram espancados por funcionários, cinco deles tiveram que levar pontos na cabeça

Fundação Casa é denunciada pela Defensoria Pública de São Paulo

13/06/2019

Publicidade

A Defensoria Pública de São Paulo abriu uma ação contra a Fundação Casa nessa segunda-feira. A ação é referente a uma investigação feita pela Defensoria após uma denúncia anônima, em dezembro de 2018, de que pelo menos 22 menores haviam sido espancados por funcionários em uma das unidades do complexo Raposo Tavares, localizado na zona oeste de São Paulo 

Na ação protocolada, os agentes da Fundação Casa são acusados de espancar 22 internos após um dos adolescentes ter se recusado a comparecer junto com um monitor a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. O monitor queria acusa-lo depois de ter recebido um xingamento. Em represália, os internos da unidade foram levados para um sala onde foram espancados. Alguns deles tiveram que ser levados para o hospital, cinco internos precisaram levar pontos na cabeça. 

A Defensoria pede regime de urgência na ação e indenização por danos morais para os menores e as famílias, além de medidas para que não ocorra outros casos de violência na unidade. 

A Corregedoria Geral da Fundação Casa informou por meio de nota, que fastou cinco coordenadores de equipe e que eles estão respondendo a um processo administrativo disciplinar. Dos adolescentes envolvidos, cinco foram transferidos para outros centros socioeducativos da Fundação CASA e quatro foram desinternados pela Justiça.

 

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade