Foto: Gabriel Gabe/SBT
Ingredientes:
Para 4 pessoas você vai precisar:
250g de fraldinha
250g de peito
250g de acém
150g de gordura (pode ser da fraldinha)
4 pães de hambúrguer feito com massa de brioche (cuidado com o cheiro do pão)
200g de queijo cheddar inglês
200g de bacon
1 maço de salsinha
100g de manteiga
1 ovo
1 garrafa de óleo de soja
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 limão
Sal
Pimenta do reino
Modo de preparo:
Para o hambúrguer, a melhor opção é pedir para o açougueiro moer as carnes junto com a gordura. Uma vez só. O mais grosso possível. Você pode tentar na ponta da faca, mas além de demorado, aumenta a chance de deixar passar um pedaço maior de gordura.
Coloque a carne bem gelada em um bowl bem grande e comece a misturar com as mãos. Sem dó, aperte bem para misturar tudo e começar a formar uma pasta de carne. Isso é a emulsão, é o que dá liga no disco, não precisa de ovo, farinha, pão, nada.
Se tiver uma balança, facça bolas de carne de 180g. Caso não tenha, faça do tamanho de uma bola de tênis. Abra os discos com a mão, do tamanho da base do pão que você vai usar. Deixe-os repousar na geladeira. É importante eles estarem firmes antes de ir para a grelha.
A maionese de balsâmico é fácil. Coloque o ovo, o aceto, suco de meio limão, sal e pimenta do reino no liquidificador. Comece a bater e vá acrescentando o óleo de soja até ficar firme. Guarde na geladeira. Ela dura pouco, no máximo 2 dias.
Hora da grelha.
Faça um bom braseiro, firme, consistente e bem quente. Se quiser usar lenha, eu recomendo. Primeiro vamos selar os pães. Isso evita que os sucos da carne encharquem a base. Passe manteiga dos dois lados do pão e ponha na grelha. É rápido, tenha cuidado pra não queimar. O bacon pode ser feito na frigideira ou na grelha. A segunda me agrada mais. Estique as fatias sobre a grelha e preste atenção na distância do fogo. Muito perto queima, muito longe não fica crocante. Depois de pronto, pique o bacon em pedacinhos e acrescente o talo de salsinha também picadinho e reserve numa tigelinha.
Ponha os discos na grelha. Tempere com sal e pimenta e observe. Quando o sangue começar a subir, é hora de virar. Geralmente em 5 minutos isso acontece. Esse é o tempo para um hambúrguer vermelho por dentro. Com 7 você tem ao ponto e com 9 você estragou a carne.
Vire, tempere com mais sal e cubra com queijo fatiado bem fininho.
Mais 5 minutos e pronto. Hora de descansar. Retire os redondos da grelha e ponha em uma tábua para descansar enquanto você monta os pães.
Cubra a parte debaixo do pão com o mix de bacon e talo de salsinha.
Repouse o hambúrguer sobre esta camada de sabor e cubra com a outra parte do pão. Coloque a maionese em um potinho e sirva ao lado.