"Clichês ajudam a entendermos a realidade", diz Pondé
Filósofo conversou com Danilo Gentili sobre ditados como "Deus ajuda quem cedo madruga"
07/05/2019
O filósofo Luiz Felipe Pondé conversou com Danilo Gentili no The Noite desta última segunda-feira (6) sobre seu novo livro, "Filosofia do Cotidiano”. Na obra, Pondé fala sobre pequenas questões, como "Deus ajuda quem cedo madruga?" ou "devo ter filhos ou cachorros?".
Na verdade elas não têm nada de menor, mas são elas que ocupam nosso cotidiano", explicou Pondé. Questionado por Danilo sobre o tema de acordar cedo, Pondé afirmou que concorda com a afirmação.
Para o filósofo, o termo não quer dizer que a pessoa que não acorda cedo é pior do que as outras. Mas, de fato, acaba tendo menos tempo que as outras. "Tenho um amigo que diz que a vida começa cedo. Em um dos sentidos, ele explica que você quando acorda cedo acaba tendo mais tempo, as pessoas estão envolvidas com o que elas vão fazer, como ginástica, correr, andar, trabalhar, tomar café", diz.
"Então assim como o dia nasce com o Sol, acho que a ideia é um clichê e eles nos ajudam a entender a realidade", completou Pondé. Concorda com ele?
Confira a entrevista completa