Publicidade
SBT Games

Microsoft tentou comprar Nintendo e EA há 20 anos, revelam executivos

Em matéria comemorativa aos 20 anos do Xbox, os então diretores da linha de consoles comentaram sobre as tentativas de negociação com as empresas: "riram da nossa cara"

microsoft compra nintendo

08/01/2021

Publicidade
Uma série documental, realizada pelo site Bloomberg em comemoração aos 20 anos da linha Xbox (lançada em novembro de 2001), começou a revelar esta semana algumas curiosidades sobre a história e a evolução da marca dentro da gigante da tecnologia. Porém, uma delas em especial chamou atenção da comunidade gamer.

Em entrevista ao portal de notícias, os executivos da Microsft, Bob McBreen, diretor de desenvolvimento, e Kevin Bachus, ex-diretor de relações externas e um dos fundadores da linha Xbox, revelaram que, há 20 anos, a empresa tentou negociar a compra da Nintendo, da EA e da Square Enix (à época Squaresoft). Nenhuma das iniciativas foi bem-sucedida, mas a resposta dos executivos japoneses marcou os dois representantes da Microsoft em particular.  

"A primeira companhia que fizemos contato para compra foi a EA, mas eles disseram "não, obrigado". Depois, Steve [referindo-se ao então diretor da linha de consoles na Microsoft, Steve Ballmer] nos fez marcar uma reunião com a Nintendo para saber se eles considerariam uma venda para nós. Eles simplesmente riram da nossa cara... só riram desenfreadamente. Pense em um momento em que alguém começa a rir sem parar... esse foi o tipo de reunião que tivemos!", conta Kevin Bachus.

Já com relação à tentativa de aquisição da Square Enix, Bob McBreen relatou que a empresa considerou a oferta da Microsoft muito baixa. "Tínhamos uma carta de intenção para comprar a Square. Era início de novembro de 1999 e fomos ao Japão. Tivemos um jantar com o CEO deles e Steve Ballmer. No dia seguinte, estávamos em uma reunião e eles disseram "nosso financeiro gostaria de dar uma declaração". E, basicamente, o financeiro disse: "a Square não pode prosseguir com o acordo pois o preço é muito baixo". Juntamos nossas coisas e fomos pra casa, este foi o fim da negociação".

Vale lembra que, nos últimos anos, a Microsoft fez investimentos consideráveis na compra de diversos estúdios. O mais recente foi em setembro de 2020, quando a empresa de Bill Gates adquiriu a Bethesda, e todos as suas desenvolvedoras subsidiárias, por 7,5 bilhões de dólares.
Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade