1º Encontro Brasileiro de Comunicadores e Youtubers do VR
Saiba o que rolou no primeiro encontro brasileiro de comunicadores e youtubers do VR; Reunião aconteceu através da Realidade Virtual
25/03/2022
O primeiro encontro brasileiro de produtores de conteúdo do VR aconteceu nesta quarta-feira (23) no YouTube no canal do Bruno Pato. Nesta edição do Papo VR, estiveram presentes o apresentador Bruno Pato e os convidados Antônio Schneider, Lorrane Lillian, Rafael Fideles, Moso VR, e PSVRafa, com seus avatares, diretamente do Metaverso, em uma produção 100% virtual! O evento teve vários assuntos em pauta, como Realidade Virtual, Metaverso e Business.
Essa foi uma excelente oportunidade para colocar em prática como funciona uma reunião virtual e toda a integração entre o que é real e o que está dentro do VR, através do app Workrooms. Esse papo sobre o Metaverso já acontece há tempos e os pioneiros no Brasil se reuniram para falar sobre games VR e uso de realidade virtual para outras atividades.
O universo VR têm crescido no Brasil. De acordo com o site Inovemm "Para obter uma visão global do segmento que reúne empresas de Realidade Aumentada (AR), Virtual (VR), Mista (MR) e de Cloud, a everis, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, realizou o "X-Reality Inside 2020". O mapeamento resultou no primeiro panorama das aplicações de X-Reality no Brasil. O relatório identificou que o volume de empresas e de serviços de Realidade Aumentada e Virtual cresceu bastante em 2019/2020, enquanto o preço dos dispositivos autônomos para desenvolvedores e consumidores diminui gradativamente."
Durante o encontro, Bruno Pato fez afirmação que segue o mesmo tom do que as pesquisas apontam quanto a ideia de expansão do VR: "...é interessante... a gente vê que a maioria das pessoas que adquirem um headset VR, adquirem com um apelo gamer, e acredito que nós estamos ás vésperas em que as pessoas que não são gamers entrem na realidade virtual...".
Hoje há diversos jogos disponíveis para VR, mas quando pensamos nele fora dos games, vemos um universo sem limites de utilizações, como aconteceu no encontro. Antônio Schneider, responsável pela parte técnica da produção do encontro, contou que "... o 5G está chegando e já estão falando do 6G, tem muita coisa que está vindo, mas que acabam não sendo aproveitadas em termos de hardware...".
Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas possuem um headset VR no Brasil, mas o número vem crescendo, e os usuários têm se unido para utilizar e aprimorar os recursos que o aparelho oferece.
Ficou interessado? Para mais detalhes sobre a utilização do VR em games, reuniões e até aulas escolares, confira o vídeo de como foi a encontro na íntegra aqui: