The Last of Us Parte I ganha trailer focado na acessibilidade
O remake contará com melhorias nas tecnologias que tornam o jogo mais acessível
26/08/2022
A Sony e a Naughty Dog publicaram um novo trailer de The Last of Us Parte I, desta vez focando nas novas opções de acessibilidade que estarão disponíveis no game. O remake do clássico, lançado originalmente em 2013 como um exclusivo PlayStation 3, chega oficialmente ao PlayStation 5 no próximo dia 2 de setembro, com um lançamento posterior garantido para PC.
O estúdio buscou tornar The Last of Us Parte I um jogo ainda mais inclusivo que sua sequência, publicada em junho de 2020 para o PlayStation 4, e para isso usou das bases construídas nele para melhorar a experiência de uma gama maior de jogadores. Assim, o jogo traz modos de Alto Contraste e legendas em todas as cenas do jogo (incluindo durante o combate e em momentos de stealth), com Ellie indicando para a posição dos inimigos para Joel.
E para além do que foi introduzido em The Last of Us Parte II, o remake traz um Modo de Escuta Aumentado, que se assemelha a um radar e possibilita que jogadores com baixa visão e até mesmo cegos possam aproveitar a gameplay e narrativa do primeiro jogo. Também para jogadores com deficiência visual, a Naughty Dog incorporou a descrição visual completa dentro do jogo, com uma narração que indica o que está acontecendo na tela durante as cutscenes.
Já jogadores com dificuldades motoras, terão a liberdade de remapear todos os controles do jogo, além de configurar os inputs para tornar comandos mais acessíveis. Um dos exemplos disso, é a possibilidade de alterar os comandos rápidos de pressão (quando você precisa apertar algum botão repetidamente de forma rápida) para um comando de apenas segurar o botão.
The Last of Us Parte I segue os passos do segundo jogo da franquia, que buscou expandir seus horizontes e se adaptar para alcançar um público que geralmente é ignorado pelas desenvolvedoras de grandes jogos AAA (triple-A). A lista completa das opções de acessibilidade do remake pode ser conferida na postagem de Gillen McAllister, especialista sênior de comunicação da Sony, no PlayStation.Blog - a publicação também está disponível em português, mas não possui a lista completa.