Desenvolvedores não foram avisados sobre o fim do Google Stadia
Contratos estavam sendo fechados dias antes do anúncio
03/10/2022
Anunciado oficialmente na última quinta-feira (29), o fim das operações do Google Stadia foi uma surpresa para diversos desenvolvedores de jogos. Diversos trabalhadores seguiam se empenhando em projetos que ainda seriam lançados na plataforma criada para streaming de jogos.
Em publicações nas redes sociais, diversos desenvolvedores manifestaram sua surpresa no encerramento das atividades do Stadia. Um desses casos foi o de Tom Vian, um dos responsáveis pelo game indie Tangle Tower, que ficou sabendo que a plataforma fecharia ao utilizar o Twitter.
De acordo com o desenvolvedor, Tangle Tower seria lançado para o Google Stadia daqui a dois dias. Isto dá a entender que, mesmo sabendo que a plataforma iria fechar de vez, a Google seguiu fechando novos contratos com estúdios e desenvolvedores independentes, que agora seguem na incerteza com seus projetos.
Tangle Tower was due to launch on Stadia in 2 days time, and this article was the first I heard about it shutting down ? https://t.co/Pu0UPTQlRn
? Tom Vian (@SFBTom) September 29, 2022
Toda esta movimentação pode ter feito com que diversos desenvolvedores tenham investido seu tempo, esforço e coração em ports e títulos que não verão a luz do dia, tendo trabalhado em vão. Isto é uma nova evidência de que as grandes empresas, na maioria das ocasiões, deixam de comunicar suas decisões aos desenvolvedores, que são os responsáveis pela existência de seus jogos.
Além dos desenvolvedores, usuários do Google Stadia também estão se mobilizando para tentar salvar os seus saves de jogos como Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption 2, pedindo que os estúdios transportem seu progresso para outras plataformas.