Ana Moser afirma que esports serão debatidos em grupo interministerial
Após declarações polêmicas feitas em janeiro, a ministra do Esporte afirma que o tema precisa ser discutido
30/03/2023
Após polêmicas e discussões sobre os esportes eletrônicos, a ministra do Esporte, Ana Moser, afirmou que está sendo montado um grupo de trabalho interministerial para discutir o assunto. A declaração foi feita na última terça-feira (28), durante uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado Federal.
"Este governo não tem posição definida, a gente precisa debater. Se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, se é turismo... Todas as relações do esporte eletrônico, que precisam ser regulamentadas, organizadas, porque é um fenômeno inegável e fortíssimo, em termos econômicos inclusive. Ele precisa ser definido", disse a ministra.
O Governo Federal terá um Grupo de Trabalho interministerial para debater eSports. Confira a fala da ministra @anabmoser durante audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do @SenadoFederal pic.twitter.com/c0g2An01KU
? Ministério do Esporte (@EsporteGovBR) March 28, 2023
A declaração da ministra vai de contra a sua fala em janeiro deste ano, onde durante uma entrevista ao UOL, Ana Moser diz que não pretende investir em esports enquanto estiver no comando, e afirmou que "esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento".
Veja também:
+ Fala de Ministra do Esporte cria polêmica no cenário de esports
+ Esports: "Não é esporte, mas o brasileiro é bom", diz presidente do COB
+ Novo jogo de FIFA será anunciado em breve, afirma Gianni Infantino
O posicionamento da ministra repercutiu negativamente na comunidade de esportes eletrônicos, recebendo protesto de figuras notórias no cenário como o empresário e streamer Gaulês, a CEO da Org Black Dragons, Nicolle "Cherrygumms", o narrador do CBLoL, Tácio "Schaeppi", entre outras personalidades.