Comissão Europeia aprova compra da Activision Blizzard pela Microsoft
Órgão regulador aprova negócio, mas impõe condições sobre mercado de jogos na nuvem oferecidos em território europeu
15/05/2023
A Comissão Europeia aprovou nesta segunda-feira (15) a maior negociação da história dos games entre a Microsoft e a Activision Blizzard. O órgão deu luz verde para a aquisição da empresa responsável por franquias como Call of Duty, Diablo e outros títulos pela gigante norte-americana, por um valor de US$ 68,7 bilhões, equivalente a cerca de R$ 338 bilhões. Essa transação está sendo analisada em todo o mundo e alguns países importantes se manifestaram contra a aquisição, como Estados Unidos e Reino Unido.
Veja também:
+ Novo decreto de Lula inclui games na Lei Paulo Gustavo
+ The Last of Us: Segunda temporada é suspensa por greve dos roteiristas
A aprovação veio com a condição de que a Microsoft disponibilize automaticamente os jogos da Activision Blizzard em todos os serviços concorrentes de jogos em nuvem nos próximos 10 anos, permitindo aos consumidores escolherem onde jogar.
A decisão da Comissão Europeia ocorreu algumas semanas após a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido ter se posicionado contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em 26 de abril. A empresa planeja recorrer dessa decisão. Além disso, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos também iniciou um processo para tentar impedir a compra da empresa. A aprovação da Comissão Europeia pode exercer pressão sobre outros órgãos para revisarem suas decisões e concordarem com condições semelhantes.