Publicidade
SBT Games

Unity lamenta mal-entendido por nova estratégia de taxas e anuncia ajustes

Unity pretendia cobrar uma taxa adicional mensal por cada download de jogos criados usando seu motor gráfico

unity

18/09/2023

Publicidade

A Unity emitiu um pedido de desculpas referente ao novo modelo comercial proposto para seu motor de jogos. A companhia declarou que ajustes serão realizados na estratégia de cobrança, que entrará em vigor em 2024.

Veja também:

+ Unity anuncia cobrança em jogos e fecha dois escritórios após ameaças de morte

+ Gráficos de Mortal Kombat 1 no Nintendo Switch se tornam alvo de memes na internet

+ Após lançamento conturbado, estúdio de Immortals of Aveum demite metade dos funcionários

No Twitter, a equipe da Unity Engine pediu desculpas pelo mal-entendido causado pelo anúncio da taxa por download, que afetou estúdios e desenvolvedores autônomos. Ainda não se tem detalhes sobre as mudanças previstas, mas foi garantida uma atualização sobre o assunto nos próximos dias.

Originalmente, a Unity pretendia cobrar uma taxa adicional mensal por cada download de jogos criados usando seu motor gráfico, incluindo reinstalações e instalações em múltiplas plataformas. Essa taxa seria destinada a jogos que arrecadassem US$ 200 mil ou mais no último ano e que registrassem pelo menos 200 mil instalações. Já os assinantes dos planos Unity Pro e Unity Enterprise seriam taxados ao exceder US$ 1 milhão em receitas e 1 milhão de instalações.

No entanto, diante de uma enxurrada de feedbacks negativos, a empresa revisou parte dessa proposta. Por exemplo, não haverá mais cobrança por reinstalações; a taxa será aplicada apenas na primeira instalação do jogo em uma plataforma. Promoções de jogos gratuitos e pacotes também estão isentos de taxas adicionais.

Ainda assim, persistem várias incertezas, principalmente no que diz respeito à contabilização de downloads, serviços de assinatura de jogos, versões beta, acessos antecipados, demos e questões relacionadas à pirataria.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade