Unity lamenta mal-entendido por nova estratégia de taxas e anuncia ajustes
Unity pretendia cobrar uma taxa adicional mensal por cada download de jogos criados usando seu motor gráfico
18/09/2023
A Unity emitiu um pedido de desculpas referente ao novo modelo comercial proposto para seu motor de jogos. A companhia declarou que ajustes serão realizados na estratégia de cobrança, que entrará em vigor em 2024.
Veja também:
+ Unity anuncia cobrança em jogos e fecha dois escritórios após ameaças de morte
+ Gráficos de Mortal Kombat 1 no Nintendo Switch se tornam alvo de memes na internet
+ Após lançamento conturbado, estúdio de Immortals of Aveum demite metade dos funcionários
No Twitter, a equipe da Unity Engine pediu desculpas pelo mal-entendido causado pelo anúncio da taxa por download, que afetou estúdios e desenvolvedores autônomos. Ainda não se tem detalhes sobre as mudanças previstas, mas foi garantida uma atualização sobre o assunto nos próximos dias.
We have heard you. We apologize for the confusion and angst the runtime fee policy we announced on Tuesday caused. We are listening, talking to our team members, community, customers, and partners, and will be making changes to the policy. We will share an update in a couple of?
? Unity (@unity) September 17, 2023
Originalmente, a Unity pretendia cobrar uma taxa adicional mensal por cada download de jogos criados usando seu motor gráfico, incluindo reinstalações e instalações em múltiplas plataformas. Essa taxa seria destinada a jogos que arrecadassem US$ 200 mil ou mais no último ano e que registrassem pelo menos 200 mil instalações. Já os assinantes dos planos Unity Pro e Unity Enterprise seriam taxados ao exceder US$ 1 milhão em receitas e 1 milhão de instalações.
No entanto, diante de uma enxurrada de feedbacks negativos, a empresa revisou parte dessa proposta. Por exemplo, não haverá mais cobrança por reinstalações; a taxa será aplicada apenas na primeira instalação do jogo em uma plataforma. Promoções de jogos gratuitos e pacotes também estão isentos de taxas adicionais.
Ainda assim, persistem várias incertezas, principalmente no que diz respeito à contabilização de downloads, serviços de assinatura de jogos, versões beta, acessos antecipados, demos e questões relacionadas à pirataria.