Artistas brasileiros se unem contra a IA na indústria do entretenimento
Profissionais da dublagem brasileira em campanha pela coexistência com a Inteligência Artificial
22/01/2024
A revolução tecnológica da inteligência artificial (IA) vem balançando as estruturas da indústria do cinema e TV mundial. Recentemente, dubladores brasileiros de renome, como Francisco Júnior Jr., Bianca Alencar, e outros, tomaram as redes sociais para amplificar uma campanha essencial: a regulamentação da IA na dublagem.
Esses artistas, publicaram vídeos impactantes em diversas plataformas digitais. Com a frase emblemática "eu quero a dublagem viva", eles reforçam sua identidade e destacam a importância da expressão humana na arte da dublagem.
Eu quero a #dublagemviva #dubladoresbrasileiros #dublagem #dublagembrasileira pic.twitter.com/0VMvwI1IuI
? Bianca Alencar (@biancaalencarof) January 19, 2024
Se a dublagem brasileira já te tocou de alguma maneira, vem com a gente nessa campanha ?? Eu quero a @Dublagemviva pic.twitter.com/qDABbO0tIL
? Fernanda Baronne (@ferbaronne) January 20, 2024
Este movimento, batizado de "Dublagem Viva", não está só na luta. Ele conta com o apoio de importantes entidades globais, como o NAVTA de Madrid, a NAVA e a OVU. Conforme esclarecido no site oficial da campanha, o foco não é banir completamente a IA do universo da dublagem, mas sim estabelecer normas que protejam os profissionais do campo.
Veja também:
+ Palworld supera gigantes ao bater recorde de 5 milhões de vendas em 3 dias
+ Contagem Regressiva: Filme de Demon Slayer é anunciado no Brasil!
Essa iniciativa ganha ainda mais força ao lembrarmos das recentes greves em Hollywood, onde a IA também foi um tema quente de debate entre roteiristas e atores.