Publicidade
Portal SBT News

Chegada do verão reforça cuidados com a saúde dos fios

O uso da piscina é um dos vilões da temporada, principalmente para quem tem mechas

Verão exige cuidados especiais com o cabelo

20/12/2023

Publicidade

Com a chegada do verão, as preocupações com a saúde capilar aumentam, e o principal antagonista dos fios nessa estação é o temido cloro das piscinas. De acordo com Bruno Oliver, cabeleireiro especializado em química, essa substância, especialmente prejudicial para quem aderiu a mechas e tinturas, desencadeia uma reação química intensa ao entrar em contato com o cabelo."O sulfato de cobre do cloro, ao ter contato com o cabelo causa uma reação química muito forte. Por isso o ideal é, se não conseguir evitar molhar o cabelo na piscina, umidecer ele antes de entrar na água e passar bastante óleo capilar para formar uma película protetora, para que o fio não absorva tanto o cloro", recomenda. 
Após o período na piscina, caso a pessoa necessite de retoques de tintura nos fios, é importante fazer um teste de mechas antes do procedimento. "Para avaliar se o cabelo ainda está com a substância do cloro no fio. Afinal, os fios absorvem substâncias externas com certa facilidade. Mas temos hoje no mercado produtos detox para eliminar o sulfato de cloro do cabelo", explica.

É preciso realizar um teste, antes de aplicar tintura nos fios | Reprodução/SBT


 No verão  as altas temperaturas também podem sensibilizar o cabelo. Somado a isso, o uso de ferramentas quentes  como secador e chapinha podem danificar a estrutura do cabelo. uma vez que esses aparelhos retiram a umidade natural dos fios, levando à desidratação e fragilização da fibra capilar. "A temperatura elevada pode danificar a cutícula, camada protetora externa dos cabelos, resultando em pontas duplas, quebra e perda de brilho", alerta o especialista.

Outra medida que pode amenizar os prejuízos é maneirar na temperatura da água. "A água quente traz malefícios ao couro cabeludo.Pode potencializar a oleosidade, favorecer a descamação e deixa o fio mais opaco. Já a água fria deixa o cabelo mais brilhoso. Mas em casos de temperatura externa fria, é melhor deixar a água morna, temperada, pra não causar tanto dano", diz Bruno.

Uma vez perdidas as propriedades do cabelo, a reconstrução precisa ser feita de maneira intensa, com outros protocolos. A tricologista Cristiane Marques lembra que não há fórmulas prontas, o tratamento primeiro consiste em uma avaliação de cada caso e diagnóstico. "Temos que analisar o real problema do cliente, para montar um protocolo individualizado que vai ajudar a cuidar do couro cabeludo e da fibra capilar. Podem ser utilizados aparelhos de alta frequência, vacuterapia e fototerapia para estimular novos fios e ajudar no crescimento daqueles já existentes", explica.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade