Publicidade
The Noite com Danilo Gentili

"É o maior atentado terrorista da história de Israel", relata cientista político

Cientista político André Lajst fala sobre os ataques terroristas contra Israel em entrevista ao The Noite

André Lajst durante o The Noite.

10/10/2023

Publicidade

Nesta segunda-feira (9), o The Noite traz dois dos maiores especialistas em geopolítica e conflitos armados do Brasil para falar da guerra entre Israel e o Hamas, iniciada após o maior ataque terrorista sofrido por Israel em sua história. Danilo Gentili conversa André Lajst, doutorando em ciências políticas, palestrante e presidente do Stand With Us Brasil, e Heni Ozi Cukier, o Professor HOC, cientista político, professor e palestrante.

"Os números são sem precedentes em todos os sentidos. Quando Israel foi fundado em 1948, teve uma guerra da independência que demorou um ano e três meses pra acabar e morreram 7 mil pessoas, 1% da população, maior parte de combatentes, mas demorou um ano e três meses para isso acontecer. Na Guerra de Yom Kippur, em 1973, 50 anos atrás, um ataque-surpresa, morreram 2,5 mil soldados em três semanas de combate. Durante a segunda intifada, entre 2000 e 2004, que teve os atentados suicidas, que eram enviados homens bomba do Hamas e da Jihad Islâmica, morreram em torno de 1 mil civis israelenses em quatro anos", conta André Lajst.

André Lajst comparou ainda o recente atentado de Israel ao holocausto: "No sábado (7), morreram em torno de 800 a 900 civis em seis horas, então esse é o maior atentado terrorista da história de Israel, o segundo maior da história moderna, depois do 11 de setembro, e é a maior quantidade de judeus que morrem em um dia, por serem judeus, desde o fim do holocausto".

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade