SBT Games
Ao completar 20 anos, Habbo Hotel prepara sua maior mudança
Com o fim do Flash Player em dezembro, a Sulake, empresa que administra o jogo, corre contra o tempo para entregar uma versão modernizada e atrativa do game
30/10/2020
Publicidade
Com o fim do Flash Player, Habbo Hotel se prepara para a maior atualização desde sua criação (Reprodução/Twitter)
A comunidade virtual Habbo Hotel, jogo online que se mistura com rede social, completou 20 anos em 2020. Neste mesmo ano, o Flash Player, que é fundamental para rodar o game, será descontinuado pelos navegadores. Atualmente, a versão de língua portuguesa possui média de 400 mil usuários por mês.
Com isso, o Habbo Hotel está desenvolvendo uma nova versão, com base na Unity, chamada de Habbo 2020. Entretanto, algumas das novidades não agradaram os usuários. Entre elas, os câmbios, moeda corrente no jogo, sofreu aumento de 10% no preço e os jogadores só poderão manter até 500 delas em um porta-moedas. O valor acima irá para um cofre totalmente novo. Unidos, os jogadores foram até as redes sociais e fizeram com que a #SaveHabbo fosse um dos assuntos mais comentados no Twitter Brasil nessa semana.
Pensando nisso, o SBT Games conversou com Thiago Martini, gerente de comunidade do Habbo Hotel de língua portuguesa. No jogo, ele atende por Atari79. Thiago contou algumas das novidades que virão em breve e respondeu ao questionamentos de alguns jogadores.
Jogadores protestam contra a nova versão do Habbo Hotel (Reprodução/Twitter)
Habbo 2020
A nova versão do game ainda está sem data definida para lançamento, mas alguns jogadores, cem ao todo, estão testando a versão beta. O que se pode garantir é que o prazo é até dia 31 de dezembro, data em que o Flash Player não irá mais funcionar.
"O Habbo tem 20 anos de idade. É um jogo social. Poucas coisas da internet conseguiram cumprir 20 anos. Várias começaram e já morreram, mas o Habbo está lá ainda. Há jogadores que cresceram dentro do jogo", contou Thiago Martini ao SBT Games.
Thiago também explicou que a "comunidade Habbiana" é relutante contra mudanças em geral. "Os jogadores são muitos apaixonados e, por termos esses usuários que cresceram com o jogo, eles são muito conservadores com mudanças. Há um certo receio em relação a elas. Nenhuma é bem aceita pela comunidade mais leal ao Habbo", apontou.
Jogadores fazem protesto dentro do jogo contra as mudanças no Habbo Hotel (Reprodução/Twitter)
Mudanças
O game está sendo repaginado para ficar com uma cara mais adequada e atrativa comercialmente. Com a nova versão, o Habbo terá aparência igual nas versões web e mobile, algo que por conta do Flash não é possível hoje. Entretanto, alguns mobis, as mobílias adquiridas pelos usuários dentro do jogo, terão funcionabilidade comprometida nas primeiras versões do Habbo 2020. A atualização afetará principalmente os criadores de conteúdos e jogos dentro do próprio site. Mesmo assim, Atari garante que será temporário.
Outra mudança que incomodam os usuários é em relação as trocas e negociações entre os jogadores no game. Segundo Atari, elas continuarão, mas de maneira diferente. "Todas as maneiras de trocas serão unificadas em um único recurso, a Feira Livre. As trocas individuais vão continuar, mas nós vamos passar por um período de transição e alguns serviços precisarão ser desativados temporariamente. As trocas não serão removidas, serão modificadas", explicou.
Vista da nova área de trocas de visuais do Habbo Hotel (Reprodução/Habbo)
Segurança
Por manter usuários com idade a partir de 13 anos, segurança é um requisito importante no Habbo. Apesar disso, desde 2015, o game não possui apenas moderação humana efetiva para manter a segurança dentro do jogo. A partir de agora, um sistema de moderação via inteligência artificial foi implantado e divide a função com humanos.
"Como a comunicação é toda escrita, a combinação de palavras e contexto delas está programada para que a Inteligencia artificial faça as ações. Mas, além disso, para complementar, há a moderação humana para confirmar as ações feitas", explicou Atari.
Boom na pandemia
Com muitas pessoas em casa por conta do começo da quarentena no Brasil, o Habbo obteve um boom de usuários nos meses em que a quarentena se iniciou. Isso fez com que o game voltasse aos assuntos e que antigos jogadores voltassem a jogar. Segundo Valtteri Karu, CEO da Sulake, empresa que administra o jogo, a taxa de crescimento de usuários ativos no game foi de 99% entre os meses de março e abril.
Imagem da nova loja do Habbo na versão 2020 (Reprodução/Habbo)
Tira-dúvidas
Alguns usuários entraram em contato com o SBT Games e enviaram perguntas. Elas foram repassadas ao Thiago Martini, gerente da comunidade. Veja algumas:
Usuário Merome: É verdade que as trocas podem ser removidas?
Atari79: Não! As trocas não serão removidas. Elas vão ser modificadas, mas não removidas.
Usuário Wasnie: Por que há o imposto de 1c?
Atari79: A economia do Habbo Hotel é complexa e super antiga. É como se fosse um pequeno país e há sua própria economia. Agora, a Sulake decidiu modificar algumas taxas para manter essa economia saudável. Por enquanto, essas taxas precisam ser aplicadas para que a transição se faça de uma maneira mais gradual. Caso contrário, alguns usuários poderiam levar muitas vantagens em relação a outros.
Usuário OIagoGarcia: Sentimos saudades de sermos mais próximos dos Staffs. O que vocês vão fazer? Os Wireds vão funcionar na nova versão?
Atari79: O Iago provavelmente deve ser um usuário antigo e que teve contato com os gerentes antigos. Na verdade, a figura do Staff é totalmente diferente dos gerentes antigos. Nos que trabalhamos na Sulake não fomos contratados para estarmos tão próximos dos usuários e realizar eventos. Eu apareço de vez em quando e, quando apareço, tento conversar com todo mundo. Mas nossa função não é estar em contato com todos, bem que gostaríamos. Já é assim há anos. Sobre os wireds, algumas funções não conseguem funcionar ao mesmo tempo. Enquanto a plataforma Flash estiver online, o wired não consegue funcionar na Unity, mas futuramente será ativado.
Usuária _xBAHx_: Qual o motivo dessa nova atualização? Pois sabemos que a nova versão ainda está ruim.
Atari79: A atualização precisa ser feita por causa do fim do Flash Player. Não é a primeira vez que isso acontece. Quem é bastante antigo, lembra que o jogo teve sua primeira versão no Brasil em Shockwave. Na época, o jogo também mudou e houveram algumas críticas.
Usuários ThuzinhoPC e EsdrasCavalera: Ultimamente, alguns quartos possuem bots, contas de jogadores fakes para que quartos fiquem lotados, mas sem pessoas verdadeiras. Isso prejudica os criadores de conteúdo. Essa atitude vai continuar no Habbo 2020?
Atari79: Conta bot é um problema que vem incomodando os usuários há um tempo, mas nós temos um recurso para banir essas contas. O problema é que quem se dedica a essa criação de contas fakes tem muito tempo para isso e sempre tenta burlar o sistema. Mesmo assim estamos constantemente tentando resolver isso.
Usuários MatheusHBCman e XxAssanhadoxX: O que vocês acham do desespero das pessoas em vender raros por preços baixos, com medo do Habbo 2020?
Atari79: Essas pessoas deveriam se acalmar, tomar um chazinho, que não há problema. Não precisam vender os raros e desvalorizá-los com medo da nova versão. O efeito do Totem não deixará de existir. Fiquem tranquilos com os raros. Se acalmem!
Thiago Martini, o Atari79, durante entrevista ao SBT Games
Publicidade