Após quedas no faturamento, Square Enix larga exclusividade com a Playstation e reforça parceria com Xbox
Final Fantasy 14 foi só o começo de uma nova estratégia multiplataforma da Square Enix
28/08/2024
Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 16 e diretor de Final Fantasy 14, revelou que a Square Enix está comprometida em fortalecer sua presença no Xbox. Após anos focando em exclusividades para PlayStation, a empresa japonesa percebeu uma queda significativa nos lucros, o que motivou a mudança de estratégia.
Em entrevista ao Eurogamer, Yoshida destacou que o lançamento recente de Final Fantasy 14 para Xbox teve uma resposta "extremamente positiva". Ele ainda enfatizou o esforço de Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, para tornar essa parceria realidade, o que marca apenas o início de uma nova era para os jogos da Square Enix no Xbox.
Historicamente, o Xbox enfrentou dificuldades no mercado japonês, dominado por PlayStation e Nintendo. Isso fez com que muitos desenvolvedores japoneses, incluindo a Square Enix, hesitassem em investir na plataforma da Microsoft. No entanto, Yoshida afirmou que a empresa está "mudando sua política" e agora pretende lançar mais títulos em diversas plataformas, buscando alcançar o máximo de jogadores possível.
Essa mudança de postura se intensificou após a revelação de um grande declínio nos lucros da Square Enix em maio de 2024. A empresa então anunciou um plano de três anos para se reestruturar e adotar uma estratégia multiplataforma. Apesar do sucesso crítico de jogos como Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy 16 no PlayStation, eles não atingiram as expectativas financeiras, reforçando a necessidade de expandir para outras plataformas.
Final Fantasy 16 finalmente ganhou data de lançamento para PC, marcado para 17 de setembro de 2024. O diretor Hiroshi Takai também sugeriu que futuros títulos da franquia provavelmente chegarão ao PC no lançamento, refletindo essa nova abordagem da empresa.