VALORANT: tudo que você precisa saber sobre o FPS da Riot Games
O game ainda está em fase de testes. O Beta Fechado de Valorant estará disponível no Brasil a partir do dia 5 de maio
16/04/2020
Valorant é o novo jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) da Riot Games, desenvolvedora conhecida pelo game League of Legends (LoL). O jogo, que inicialmente se chamava Project A, está atualmente na fase Beta Fechado e seu lançamento oficial ainda não tem data definida.
O jogo é um FPS realmente único, mas a melhor forma de descrevê-lo de forma resumida é uma mistura de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) com Overwatch. Isto porque é um jogo de tiro tático 5x5, mas com um toque especial para apimentar: todos os personagens têm habilidades especiais específicas, algumas delas quase como poderes mágicos.
Como é o modo de jogo
Dois times de cinco jogadores se enfrentam por no mínimo 13 e no máximo 24 rodadas, alternando qual será a equipe de ataque e defesa a cada turno. O time que ataca precisa plantar uma bomba na área do inimigo, e ela explode cem segundos após a ativação. Já a equipe de defesa deve impedir que ela seja plantada e, caso falhe, sua missão passa a ser desativá-la. A equipe que vencer 12 rodadas primeiro é a campeã da partida.
As armas podem ser adquiridas em um sistema similar ao do CS:GO com compra de itens durante o game e os jogadores precisam desbloquear as habilidades especiais de seus personagens. Além disso, as habilidades tidas como 'ultimate' só podem ser desbloqueadas após o jogador eliminar um certo número de inimigos.
Para tornar tudo mais difícil, não existe respawn (personagem reviver após ser morto), exceto com a ajuda de Sage, e todas as armas têm alto nível de letalidade. Por isso cada tiro conta, sendo que a maioria dos tiros únicos na cabeça são letais e quase todos os fuzis matam com até 4 balas. E não adianta só atirar bem, é preciso montar uma boa estratégia para vencer.
+ Valorant atinge recorde com 34 milhões de horas assistidas na Twitch
Personagens
Todos os personagens usam armas, afinal é um jogo de tiro, e embora não seja o foco, todos também têm habilidades únicas que são um complemento para a estratégia do game. E é interessante o cuidado de que os agentes têm também uma nacionalidade diferente, sendo assim uma homenagem do jogo para diversos países.
No lançamento de Valorant teremos 12 personagens disponíveis. Porém, o game não vai parar por aí. Mais agentes estão sendo projetados para serem adicionados depois, por meio de atualizações.
Eles estão sendo revelados separadamente. Até o momento, já foram divulgados os seguintes personagens:
Phoenix (Reino Unido)
Viper (Estados Unidos)
Sage (China)
Sova (Rússia)
Jett (Coreia do Sul)
Cypher (Marrocos)
Omen (Origem Desconhecida)
Brimstone (EUA)
Raze (Brasil)
Mapas
Valorant terá quatro mapas disponíveis em seu lançamento. Porém, até o momento só foram revelados dois:
Bind - Este mapa é uma fábrica no deserto que possui 2 lugares para plantar a bomba e não há rota intermediária, sendo preciso rodar todo o mapa. Mas, para ajudar no deslocamento, ele apresenta um sistema de teletransporte que leva o jogador de uma ponta a outra do mapa e também pode ser usado por utilitários como o drone de Sova. Além disso há esferas azuis de energia espalhadas pelo mapa que permitem que os jogadores usem os poderes especiais dos personagens mais rápido e ganhem vantagem em relação aos adversários.
Haven - Este mapa parece uma vila oriental com 3 possíveis locais para plantar a bomba, um a mais que os demais mapas. O local extra é bem no meio do mapa, aumentando assim a dificuldade da equipe de defesa.
Requisitos mínimos do PC
O requisito mínimo necessário do PC para jogar Valorant é bem pequeno. Assim, o jogo terá um apelo popular, pois consegue rodar tranquilamente em diversos computadores, mesmo nos mais antigos/fraquinhos com CPU Intel i3 ou Core 2 Duo.
Mas a máquina utilizada vai influenciar na quantidade de frames que o jogador terá acesso por segundo. Será possível jogar com 30, 60 ou 144+ FPS (frame per second), dependendo do hardware do PC.
Além disso, a precisão e a pontaria são muito importantes para este jogo. Assim, o game apresenta servidores de 128 ticks* e uma distribuição global de datacenters projetada para ser possível jogar com menos de 35 de ping nas principais cidades do mundo. Dessa forma, ao menos 70% dos jogadores terão acesso ao ping nesse nível.
*ticks = quantas vezes por segundo o servidor calcula as posições dos elementos do jogo enviando e recebendo as informações dos jogadores
Sistema anti-cheat
A Riot Games está levando a sério a luta contra a trapaça em seu novo título e está de olho desde o primeiro dia. E com apenas dois dias desde a abertura do Beta Fechado, Paul Chamberlain, líder do sistema de anti-cheat de Valorant revelou que sua equipe já baniu o primeiro hacker do jogo. Além disso, Matt Paelotti, analista de anti-cheat da Riot, afirma que a melhor forma de denunciar os hackers é pelo sistema in-game para reporte de trapaceiros.