SBT Games
Pesquisa revela que mais de 70% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos
Nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) mostrou aumento do número de jogadores brasileiros em relação a 2019
04/06/2020
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A 7ª Edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) revelou que 2020 é o ano em que o Brasil possui mais jogadores de videogames até o momento, alcançando 73,4% da população. As mulheres continuam sendo a maioria ao representarem 53,8% dos gamers.
Independentemente da plataforma, houve um crescimento do público de 7,1% em relação ao ano anterior, mas o celular segue sendo o meio mais utilizado pelos brasileiros para jogar.
A PGB foi realizada pelo Sioux Group, através da Go Gamers, ESPM e Blend New Research. O resultado foi alcançado em fevereiro a partir de 5.830 pessoas em 26 Estados e o Distrito Federal.
De acordo com a pesquisa, os adultos na faixa dos 25 aos 34 anos são os que mais jogam jogos eletrônicos no Brasil, representando 33,6% do público. Mas são seguidos de perto pelos jovens entre 16 e 24 anos, que representam 32,5%. E embora haja preconceito e um estereótipo negativo em relação às mulheres no mundo gamer, é justamente o sexo feminino o mais atuante.
O mais interessante é que 67,5% dos jogadores brasileiros não se consideram gamers, pois jogam de forma mais casual. E dentre os jogadores casuais, 61,9% são mulheres.
`Alguns hábitos que já apresentavam tendência de crescimento em relação ao ano anterior, como conhecimento e consumos dos eSports (cresceu 6,7%) e jogar diariamente, podem ter acelerado ainda mais em detrimento das atuais medidas de isolamento social`, destaca Lucas Pestalozzi, presidente da Blend New Research.
Os demais jogadores se consideram `gamers hardcore`, pois o jogo se destaca em seus hábitos e preferências. Dentre estes jogadores, 61,3% são homens.
`Ser um ?hardcore gamer? tem mais a ver com a importância dos games na vida do jogador, e não necessariamente está relacionado à quantidade de horas jogadas`, explica Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group. `Um bom exemplo seriam as pessoas em idade adulta, que trabalham e têm menos tempo para jogar, mas nem por isso deixam de consumir games e se dedicar a esta atividade`, acrescenta.
A maior parte dos hardcore gamers compram até 3 jogos por ano e possuem o hábito de jogar 3 vezes ou mais por semana, em sessões de aproximadamente 3h.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada em fevereiro, pouco antes da quarentena iniciar no Brasil. A pandemia gerou mudanças nos hábitos dos jogadores ao acabar alterando a rotina de muitos brasileiros, resultando em mais tempo livre em casa devido ao home office, sem a necessidade de deslocamento até o local de trabalho.
Independentemente da plataforma, houve um crescimento do público de 7,1% em relação ao ano anterior, mas o celular segue sendo o meio mais utilizado pelos brasileiros para jogar.
A PGB foi realizada pelo Sioux Group, através da Go Gamers, ESPM e Blend New Research. O resultado foi alcançado em fevereiro a partir de 5.830 pessoas em 26 Estados e o Distrito Federal.
De acordo com a pesquisa, os adultos na faixa dos 25 aos 34 anos são os que mais jogam jogos eletrônicos no Brasil, representando 33,6% do público. Mas são seguidos de perto pelos jovens entre 16 e 24 anos, que representam 32,5%. E embora haja preconceito e um estereótipo negativo em relação às mulheres no mundo gamer, é justamente o sexo feminino o mais atuante.
O mais interessante é que 67,5% dos jogadores brasileiros não se consideram gamers, pois jogam de forma mais casual. E dentre os jogadores casuais, 61,9% são mulheres.
`Alguns hábitos que já apresentavam tendência de crescimento em relação ao ano anterior, como conhecimento e consumos dos eSports (cresceu 6,7%) e jogar diariamente, podem ter acelerado ainda mais em detrimento das atuais medidas de isolamento social`, destaca Lucas Pestalozzi, presidente da Blend New Research.
Os demais jogadores se consideram `gamers hardcore`, pois o jogo se destaca em seus hábitos e preferências. Dentre estes jogadores, 61,3% são homens.
`Ser um ?hardcore gamer? tem mais a ver com a importância dos games na vida do jogador, e não necessariamente está relacionado à quantidade de horas jogadas`, explica Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group. `Um bom exemplo seriam as pessoas em idade adulta, que trabalham e têm menos tempo para jogar, mas nem por isso deixam de consumir games e se dedicar a esta atividade`, acrescenta.
A maior parte dos hardcore gamers compram até 3 jogos por ano e possuem o hábito de jogar 3 vezes ou mais por semana, em sessões de aproximadamente 3h.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada em fevereiro, pouco antes da quarentena iniciar no Brasil. A pandemia gerou mudanças nos hábitos dos jogadores ao acabar alterando a rotina de muitos brasileiros, resultando em mais tempo livre em casa devido ao home office, sem a necessidade de deslocamento até o local de trabalho.
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