SBT Games
Mundo Maker: Quem consegue levantar o "Martelo do Thor"?
Após ensinar o passo a passo de como reproduzir o Mjolnir idêntico aos filmes da Marvel, Josi Gamer vai às ruas para testar o martelo e descobrir quem consegue levantá-lo
11/02/2021
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No episódio anterior do Mundo Maker, Josi Gamer ensinou a fazer um Mjolnir, o "Martelo do Thor"!
Mas, além de dar a aparência idêntica ao martelo dos filmes da Marvel, Josi incluiu no projeto a característica que, de fato, diferencia o Mjolnir dos demais "martelos" - e não, não é o poder de controlar os raios: somente os puros de coração, os verdadeiramente merecedores, podem levantar um Mjolnir!
Agora, depois de todo o trabalho científico e artístico para criar o martelo do Thor, chegou a hora de testar! Será que o experimento da Josi deu certo?
Dá o play no novo episódio do Mundo Maker (que mais parece do Câmeras Escondidas do Silvio Santos rs) e fique ligado nas redes sociais do SBT Games pra não perder nada!
Como fazer um Mjolnir?
Projeto detalhado
Itens Necessários
1 - ESP32
2 - Relé 5v Ky-019
1 - Transformador de Microondas (220v ou 110v porém o 220v aquece menos)
1 - Diodo 1n4007
1 - Sensor TTP223 (vermelho)
2 - Baterias de Lipo de 3s 2200mah
2 - Conectores XT60 para as baterias
1 - Suporte 4 Pilhas AA
1 - iTag
Nesse projeto, utilizamos um ESP32 e um iTAG, o funcionamento do circuito é bem básico. Clique aqui para visualizar o pdf com o projeto do circuito.
Uma vez gravado o código no ESP32, ele irá procurar pelo iTAG e mensurar a potência do sinal bluetooth, quanto mais longe o iTAG estiver, mais fraco será o sinal. Baseado na potência, ele consegue saber a distância: quando o iTAG está proximo ao ESP32, ele aciona o relé do eletroímã, enviando um sinal saindo do pino 2 do ESP32.
Como segurança, para evitar superaquecimento da bobina do eletroímãm eu utilizei um Sensor Capacitivo de Toutch TTP223; nele basta raspar a superfície do touch, soldar um fio e levar esse fio até o cabo metálico do Mjolnir, assim cada vez que alguém segurar o cabo (mesmo com couro costurado no cabo), ele irá enviar um sinal para o segundo relé que, trabalhando em conjunto com o primeiro relé, irá permitir que o eletroímã se ligue.
As duas baterias de lipo devem ser ligadas em série conforme diagrama. A utilização do diodo 1n4007 é para evitar que o circuito receba um coice da bobina do eletroímã e queime; o ESP32 deve ser alimentado em sua linha de 5v com a suporte para 4 pilhas AA.
Clique aqui para acessar os arquivos para impressão 3D. Já o código para ESP32, você pode acessar clicando aqui.
Dicas:
Solde o cabo / empunhadura do Mjolnir diretamente no corpo do transformador, assim toda força será exercida no eletroímã, evitando que as partes plásticas impressas se quebrem.
Para manter as tampas fechadas você pode utilizar Ímãs de Neodímio de 10mm, para facilitar eu já fiz o suporte nas tampas e no corpo do Mjolnir.
Vídeo com o projeto completo:
Você também pode tirar suas dúvidas com a Josi Gamer! Envie sua pergunta para contato@josigamer.com.br
Mas, além de dar a aparência idêntica ao martelo dos filmes da Marvel, Josi incluiu no projeto a característica que, de fato, diferencia o Mjolnir dos demais "martelos" - e não, não é o poder de controlar os raios: somente os puros de coração, os verdadeiramente merecedores, podem levantar um Mjolnir!
Agora, depois de todo o trabalho científico e artístico para criar o martelo do Thor, chegou a hora de testar! Será que o experimento da Josi deu certo?
Dá o play no novo episódio do Mundo Maker (que mais parece do Câmeras Escondidas do Silvio Santos rs) e fique ligado nas redes sociais do SBT Games pra não perder nada!
Como fazer um Mjolnir?
Projeto detalhado
Itens Necessários
1 - ESP32
2 - Relé 5v Ky-019
1 - Transformador de Microondas (220v ou 110v porém o 220v aquece menos)
1 - Diodo 1n4007
1 - Sensor TTP223 (vermelho)
2 - Baterias de Lipo de 3s 2200mah
2 - Conectores XT60 para as baterias
1 - Suporte 4 Pilhas AA
1 - iTag
Nesse projeto, utilizamos um ESP32 e um iTAG, o funcionamento do circuito é bem básico. Clique aqui para visualizar o pdf com o projeto do circuito.
Uma vez gravado o código no ESP32, ele irá procurar pelo iTAG e mensurar a potência do sinal bluetooth, quanto mais longe o iTAG estiver, mais fraco será o sinal. Baseado na potência, ele consegue saber a distância: quando o iTAG está proximo ao ESP32, ele aciona o relé do eletroímã, enviando um sinal saindo do pino 2 do ESP32.
Como segurança, para evitar superaquecimento da bobina do eletroímãm eu utilizei um Sensor Capacitivo de Toutch TTP223; nele basta raspar a superfície do touch, soldar um fio e levar esse fio até o cabo metálico do Mjolnir, assim cada vez que alguém segurar o cabo (mesmo com couro costurado no cabo), ele irá enviar um sinal para o segundo relé que, trabalhando em conjunto com o primeiro relé, irá permitir que o eletroímã se ligue.
As duas baterias de lipo devem ser ligadas em série conforme diagrama. A utilização do diodo 1n4007 é para evitar que o circuito receba um coice da bobina do eletroímã e queime; o ESP32 deve ser alimentado em sua linha de 5v com a suporte para 4 pilhas AA.
Clique aqui para acessar os arquivos para impressão 3D. Já o código para ESP32, você pode acessar clicando aqui.
Dicas:
Solde o cabo / empunhadura do Mjolnir diretamente no corpo do transformador, assim toda força será exercida no eletroímã, evitando que as partes plásticas impressas se quebrem.
Para manter as tampas fechadas você pode utilizar Ímãs de Neodímio de 10mm, para facilitar eu já fiz o suporte nas tampas e no corpo do Mjolnir.
Vídeo com o projeto completo:
Você também pode tirar suas dúvidas com a Josi Gamer! Envie sua pergunta para contato@josigamer.com.br
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