SBT Games
BIG Festival: Gravitational concorre em categorias VR e diversidade
Game foi desenvolvido remotamente pela equipe do estúdio independente Electric Monkeys durante a pandemia
18/04/2021
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Assim como a franquia de sucesso Resident Evil, jogos de produtoras independentes também encontram seu espaço no BIG Festival e um game em particular está dando o que falar por seu vanguardismo. Gravitational é importante por ser no universo da realidade virtual e trazer inclusão da diversidade, pois seu personagem principal é cadeirante.
"A ideia surgiu em 2013, quando as tecnologias VR começaram a despontar. Na época não tinham muitos jogos para o hardware, e eu queria criar uma experiência completamente diferente dos jogos conhecidos. Quem jogou Portal vai notar semelhanças interessantes com o Gravitational como puzzles, salas estranhas e cubos, mas ao invés de entrar em portais o jogador vai flutuar!", afirma Hugo Campos, Diretor Técnico da Electric Monkeys e Criador do Gravitational.
Gravitational foi desenvolvido durante a pandemia e por conta disso, sua produção foi realizada remotamente. O game ainda não foi lançado, mas a Electric Monkey pretende fazer isto ainda em 2021.
E mesmo sem ter sido lançado oficialmente o jogo já está se destacando tanto que foi indicado para duas categorias do BIG Festival, maior festival de games da América Latina. Gravitational está concorrendo a Melhor Jogo VR e BIG Impact: Melhor Jogo Diversidade.
O jogador encarna Sebastian, um cientista cadeirante que enfrenta obstáculos de acessibilidade para chegar ao reator principal de seu laboratório. O objetivo é simples, sair de um ponto A e chegar ao ponto B, buscando criar um caminho acessível para uma cadeira de rodas.
Dessa forma, a questão da inclusão social é abordada ao longo de todo o jogo e sob duas óticas: cadeirantes do mundo real conseguem se divertir jogando e se sentir representado, enquanto que os jogadores não cadeirantes, ao utilizar o equipamento VR, precisam olhar o mundo na perspectiva de um deficiente físico, gerando assim empatia.
"O conceito inicial era dar ao jogador a sensação de flutuar em um ambiente sem gravidade, segurando onde pudesse para se mover. O jogador ficaria sentado o tempo todo, utilizando as mãos para segurar os objetos no jogo. Conseguimos atingir o máximo de imersão no jogo quando criamos Sebastion, um personagem cadeirante, pois fazia muito sentido a movimentação do jogador e do personagem serem iguais. Esperamos que a mudança que o jogo nos trouxe também atinja os jogadores para que possam observar o mundo com maior empatia", revela Campos.
Os desenvolvedores de Gravitational pretendem disponibilizar o jogo ao público o quanto antes. O lançamento está programado para acontecer entre julho e agosto deste ano para HTC Vive e PlayStation VR.
Mas os mais ansiosos vão poder conferir a demo, que será disponibilizada na BIG Festival 2021 para HTC Vive. A feira acontece de 3 a 9 de maio.
"A ideia surgiu em 2013, quando as tecnologias VR começaram a despontar. Na época não tinham muitos jogos para o hardware, e eu queria criar uma experiência completamente diferente dos jogos conhecidos. Quem jogou Portal vai notar semelhanças interessantes com o Gravitational como puzzles, salas estranhas e cubos, mas ao invés de entrar em portais o jogador vai flutuar!", afirma Hugo Campos, Diretor Técnico da Electric Monkeys e Criador do Gravitational.
Gravitational foi desenvolvido durante a pandemia e por conta disso, sua produção foi realizada remotamente. O game ainda não foi lançado, mas a Electric Monkey pretende fazer isto ainda em 2021.
E mesmo sem ter sido lançado oficialmente o jogo já está se destacando tanto que foi indicado para duas categorias do BIG Festival, maior festival de games da América Latina. Gravitational está concorrendo a Melhor Jogo VR e BIG Impact: Melhor Jogo Diversidade.
O jogador encarna Sebastian, um cientista cadeirante que enfrenta obstáculos de acessibilidade para chegar ao reator principal de seu laboratório. O objetivo é simples, sair de um ponto A e chegar ao ponto B, buscando criar um caminho acessível para uma cadeira de rodas.
Dessa forma, a questão da inclusão social é abordada ao longo de todo o jogo e sob duas óticas: cadeirantes do mundo real conseguem se divertir jogando e se sentir representado, enquanto que os jogadores não cadeirantes, ao utilizar o equipamento VR, precisam olhar o mundo na perspectiva de um deficiente físico, gerando assim empatia.
"O conceito inicial era dar ao jogador a sensação de flutuar em um ambiente sem gravidade, segurando onde pudesse para se mover. O jogador ficaria sentado o tempo todo, utilizando as mãos para segurar os objetos no jogo. Conseguimos atingir o máximo de imersão no jogo quando criamos Sebastion, um personagem cadeirante, pois fazia muito sentido a movimentação do jogador e do personagem serem iguais. Esperamos que a mudança que o jogo nos trouxe também atinja os jogadores para que possam observar o mundo com maior empatia", revela Campos.
Os desenvolvedores de Gravitational pretendem disponibilizar o jogo ao público o quanto antes. O lançamento está programado para acontecer entre julho e agosto deste ano para HTC Vive e PlayStation VR.
Mas os mais ansiosos vão poder conferir a demo, que será disponibilizada na BIG Festival 2021 para HTC Vive. A feira acontece de 3 a 9 de maio.
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