Xbox lança controle adaptável, tornando jogos mais inclusivos
O produto é pioneiro no mercado e faz parte do projeto da empresa de tornar os jogos mais acessíveis a jogadores com mobilidade reduzida
21/04/2021
A Xbox anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento de um novo controle adaptável que chega ao Brasil. Através desse dispositivo, mesmo jogadores com mobilidade reduzida passam a ter acesso a qualquer jogo.
Quando todos jogam, todos ganham. Este é o lema do Xbox e reflete o compromisso da Microsoft de promover Diversidade e Inclusão por meio da tecnologia. Dessa forma, a empresa está buscando abranger iniciativas para contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável do país, programas de sustentabilidade, qualificação profissional, oportunidades de emprego, além de maior inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto de apoio à retomada econômica do país.
O controle já está disponível em varejistas como Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime e Kabum a preço de custo: R$ 999,00. Dessa forma, mais jogadores poderão ter acesso ao dispositivo. Além disso, o controle adaptável é compatível com as plataformas Xbox Series X|S, Xbox One e PC.
"No mundo dos jogos a inclusão começa permitindo que todos participem e isso significa tornar nossos produtos acessíveis a todos. Por isso, nós faremos a doação de controles adaptáveis para organizações sem fins lucrativos, entre elas a AACD e AbleGamers", comenta Bruno Motta, Gerente Sênior de Xbox no Brasil.
Este produto é pioneiro em seu propósito de auxiliar jogadores com mobilidade reduzida e foi confeccionado a partir de sugestões de fãs, orientação de especialistas em acessibilidade e parceiros da The AbleGamers Charity.
O controle tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e view. O produto funciona como uma base que permite que os usuários conectem botões, joysticks, interruptores e montagens para criar um controle totalmente personalizado que atenda às necessidades.
"Eu fico muito feliz que a Microsoft tenha tomado a iniciativa, quando eu vi o produto tive certeza que isso ia trazer muito mais PCD's ao mundo dos games e quem sabe influenciar novos criadores de conteúdos. Espero que isso dê mais visibilidade a importância da acessibilidade no mundo dos esports em geral", disse Gabriel "Machadinho" Machado, streamer do SBT Games sobre a novidade.