SBT Games
A realidade virtual é o futuro da cobertura de eventos digitais?
Na última quarta-feira (21), o SBT Games investiu na tecnologia VR para transmitir o Oculus Gaming Showcase
23/04/2021
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Após levar o universo dos games para o mundo tão particular da televisão, como na Mega Maratona do Teleton de 2020, por exemplo, o SBT Games provou que pode ser muitas coisas, mas previsível não é uma delas.
Dessa vez, na mais recente epifania de seu diretor, Willian Pesenti, o projeto desbravou o universo da realidade virtual durante a cobertura do Oculus Gaming Showcase, evento digital que apresentou, nesta quarta-feira (21), as últimas novidades do óculos Quest 2. Na ocasião, os streamers Bruno Pato e Leiriel foram transformados em avatares dentro de um cenário virtual para a transmissão do evento.
"A realidade virtual está cada vez mais próxima de todos. Fazer a cobertura do evento com os apresentadores com seus avatares, as câmeras serem operadas por outro avatar e tudo isso feito ao
vivo foi um passo importante de como a tecnologia VR vem para cada vez mais somar no entretenimento", contou o diretor do SBT Games.
Haverá, porém, quem se pergunte: mas nossa, onde está a inovação em cobrir um evento de VR em realidade virtual? Elementar, meu caro Watson! Por mais óbvio que pareça, não foram muitos os eventos cobertos/transmitidos por meio da tecnologia de realidade virtual, por mais que hoje os eventos digitais tenham virado uma realidade.
O motivo pelo qual esse tipo de produção ainda é pouco comum é bem simples: dá um "trampo danado"! O técnico de transmissão Antonio Schneider explicou que, apesar de haver muito da "mágica da TV" neste tipo de produção, a grande dificuldade está em dirigir o personagem virtual, de modo que ele pareça o mais real possível.
"O processo é diferente, mas em alguns aspectos, como enquadramento de câmera, cortes, mixagem de áudio, cenário e atuação são os mesmos de uma transmissão real. Os desafios aparecem quando os envolvidos no projeto precisam incorporar um Avatar digital e agir naturalmente em um cenário virtual", disse Schneider.
Por outro lado, na visão do produtor de conteúdo especializado em VR, Bruno Pato, os desafios técnicos não mudam o fato de que a tecnologia da realidade virtual em si está mais próxima do cotidiano das pessoas do que se pode imaginar, ainda mais considerando o atual contexto de isolamento social.
"Podemos dizer que o futuro dos eventos em realidade virtual é extremamente promissor. O fato de podermos ser eletransportados para outros mundos sem sair de casa, ainda mais em tempos de pandemia, além de confortável e seguro, proporciona interações dinâmicas em tempo real e cada vez mais orgânicas. Fora do universo dos games, a realidade virtual já é amplamente utilizada, como em experiências de treinamento, engenharia, arquitetura, dentre vários outros segmentos, economizando assim, tempo e dinheiro", contou Bruno Pato, que participou da cobertura em realidade virtual do Oculus Gaming Showcase.
Ainda segundo Bruno Pato, que também é streamer do SBT Games e da VR Sports Brasil, o crescimento do mercado de tecnologia VR tem seguido de mãos dadas ao aumento da produção de conteúdo sobre esse segmento, o que automaticamente impulsiona o interesse e o consumo de dispositivos e produtos do nicho.
"O interesse pelos jogos de realidade virtual tem crescido muito e as pessoas têm buscado cada vez mais por este tipo de conteúdo. A cada dia que passa, esta tecnologia está se disseminando mais e mais devido a um maior investimento das desenvolvedoras desta tecnologia, do investimento em marketing, do surgimento de novas empresas neste segmento, e pelo exponencial crescimento de comunicadores, que estão promovendo esta tecnologia às grandes massas. Além disso, estamos vendo pela primeira vez na história grandes emissoras promovendo esta tecnologia, como é o caso do próprio SBT. Tudo isto resulta no surgimento de novas empresas neste segmento, o que vem movimentando o mercado em um ritmo sem precedentes", explicou o streamer.
O que se observa é que a pandemia só fez acelerar ainda mais o processo de "digitalização" do mundo e, de uns meses para cá, eventos antes inimagináveis à distância, agora se tornaram quase que naturais no meio viritual. E, ao que tudo indica, gostando ou não, esse é um caminho sem volta... alô, é da Matrix?
Veja um resumo de como foi a cobertura feita pelo SBT Games do Oculus Gaming Showcase:
Dessa vez, na mais recente epifania de seu diretor, Willian Pesenti, o projeto desbravou o universo da realidade virtual durante a cobertura do Oculus Gaming Showcase, evento digital que apresentou, nesta quarta-feira (21), as últimas novidades do óculos Quest 2. Na ocasião, os streamers Bruno Pato e Leiriel foram transformados em avatares dentro de um cenário virtual para a transmissão do evento.
"A realidade virtual está cada vez mais próxima de todos. Fazer a cobertura do evento com os apresentadores com seus avatares, as câmeras serem operadas por outro avatar e tudo isso feito ao
vivo foi um passo importante de como a tecnologia VR vem para cada vez mais somar no entretenimento", contou o diretor do SBT Games.
Haverá, porém, quem se pergunte: mas nossa, onde está a inovação em cobrir um evento de VR em realidade virtual? Elementar, meu caro Watson! Por mais óbvio que pareça, não foram muitos os eventos cobertos/transmitidos por meio da tecnologia de realidade virtual, por mais que hoje os eventos digitais tenham virado uma realidade.
O motivo pelo qual esse tipo de produção ainda é pouco comum é bem simples: dá um "trampo danado"! O técnico de transmissão Antonio Schneider explicou que, apesar de haver muito da "mágica da TV" neste tipo de produção, a grande dificuldade está em dirigir o personagem virtual, de modo que ele pareça o mais real possível.
"O processo é diferente, mas em alguns aspectos, como enquadramento de câmera, cortes, mixagem de áudio, cenário e atuação são os mesmos de uma transmissão real. Os desafios aparecem quando os envolvidos no projeto precisam incorporar um Avatar digital e agir naturalmente em um cenário virtual", disse Schneider.
Por outro lado, na visão do produtor de conteúdo especializado em VR, Bruno Pato, os desafios técnicos não mudam o fato de que a tecnologia da realidade virtual em si está mais próxima do cotidiano das pessoas do que se pode imaginar, ainda mais considerando o atual contexto de isolamento social.
"Podemos dizer que o futuro dos eventos em realidade virtual é extremamente promissor. O fato de podermos ser eletransportados para outros mundos sem sair de casa, ainda mais em tempos de pandemia, além de confortável e seguro, proporciona interações dinâmicas em tempo real e cada vez mais orgânicas. Fora do universo dos games, a realidade virtual já é amplamente utilizada, como em experiências de treinamento, engenharia, arquitetura, dentre vários outros segmentos, economizando assim, tempo e dinheiro", contou Bruno Pato, que participou da cobertura em realidade virtual do Oculus Gaming Showcase.
Ainda segundo Bruno Pato, que também é streamer do SBT Games e da VR Sports Brasil, o crescimento do mercado de tecnologia VR tem seguido de mãos dadas ao aumento da produção de conteúdo sobre esse segmento, o que automaticamente impulsiona o interesse e o consumo de dispositivos e produtos do nicho.
"O interesse pelos jogos de realidade virtual tem crescido muito e as pessoas têm buscado cada vez mais por este tipo de conteúdo. A cada dia que passa, esta tecnologia está se disseminando mais e mais devido a um maior investimento das desenvolvedoras desta tecnologia, do investimento em marketing, do surgimento de novas empresas neste segmento, e pelo exponencial crescimento de comunicadores, que estão promovendo esta tecnologia às grandes massas. Além disso, estamos vendo pela primeira vez na história grandes emissoras promovendo esta tecnologia, como é o caso do próprio SBT. Tudo isto resulta no surgimento de novas empresas neste segmento, o que vem movimentando o mercado em um ritmo sem precedentes", explicou o streamer.
O que se observa é que a pandemia só fez acelerar ainda mais o processo de "digitalização" do mundo e, de uns meses para cá, eventos antes inimagináveis à distância, agora se tornaram quase que naturais no meio viritual. E, ao que tudo indica, gostando ou não, esse é um caminho sem volta... alô, é da Matrix?
Veja um resumo de como foi a cobertura feita pelo SBT Games do Oculus Gaming Showcase:
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