Publicidade
SBT Games

Conheça os personagens LGBTQIA+ mais necessários do mundo dos games

No Dia do Orgulho, vamos refletir sobre a personagens da comunidade dentro de jogos que marcaram a história

Ellie, protagonista de The Last of Us Part II
Publicidade

O 28 de junho marca o Dia do Orgulho LGBTQIA+, em homenagem aos gays, lésbicas, bissexuais e trans que reivindicaram seus direitos civis através da Rebelião de Stonewall, onde em um ato de resistência, os frequentadores da Stonewall Inn marcharam contra a repressão da polícia de Nova York e acenderam um farol para a luta LGBT. Nesse dia tão especial, vamos relembrar dos principais personagens da história dos games que representaram a comunidade nos jogos.

Mão empunhando a bandeira LGBTQIA+
Imagem: Getty Images

Assim como em outras áreas da sociedade, o caminhos da comunidade LGBTQIA+ nos games foi (e continua sendo) difícil, muito por conta da comunidade gamer, que por algumas vezes, reagem com preconceito quando ocorre revelação da orientação sexual dos personagens. Mas nos últimos anos, muitas desenvolvedoras vem notando que a representatividade é algo importantíssimo dentro dos jogos, dando mais destaque para as minorias em suas histórias.

Tyler Ronan (Tell Me Why)

Tyler é um dos protagonistas de Tell Me Why, jogo da DONTNOD Entertainment, junto com sua irmã Alyson. O personagem é o primeiro homem trans com destaque em um título de expressão, e além de o jogo nos apresentar o personagem como uma pessoa trans desde o início, o game tem isso como um pilar durante o desenvolvimento da trama.

Tyler é o primeiro personagem principal trans em um jogo de destaque

Max Caulfield e Chloe Price (Life is Strange)

Outro jogo da DONTNOD, Max é a personagem principal do jogo de estreia da franquia Life is Strange e Chloe é sua melhor amiga de longa data. Chloe é revelada como lésbica bem cedo na história, quando ela conta a Max sobre seu amor por Rachel Amber, outra personagem muito importante na história do game.

Enquanto isso, a revelação da orientação sexual de Max pode ocorrer durante o jogo baseado nas escolhas do jogador, onde a personagem é revelada como bissexual. Vale lembrar que mesmo em gameplays que não vão pelo caminho que revela a informação ao jogador, a personagem não deixa de ser bissexual e fazer parte da comunidade LGBTQIA+.

Max e Chloe, personagens principais de Life is Strange

Ellie (The Last of Us)

Apresentada no primeiro jogo da franquia da Naughty Dog, Ellie é a personagem principal no enredo da franquia, sendo a motivação de todo o primeiro jogo. Ela foi revelada como lésbica na DLC Left Behind, que também revela aos jogadores sobre como Ellie descobriu da sua imunidade.

Durante a história, a personagem luta para sobreviver junto de Riley, sua melhor amiga, e em um certo momento da DLC, ocorre uma cena de beijo entre as duas.

Ellie tocando violão para Dina em The Last of Us Part II.

Santiago "Flores" Lucero (Rainbow Six Siege)

Um dos operadores mais recentes do FPS estratégico da Ubisoft, o argentino Flores foi revelado como um homem gay logo em seu lançamento. Com um texto feito pela operadora Gridlock, a apresentação deixou claro para os jogadores que Flores tem um marido e, apesar das missões perigosas, eles sempre se mantêm em contato.

Flores é o primeiro operador gay confirmado em Rainbow Six Siege

Diana e Leona (League of Legends)

O LoL já possui alguns personagens LGBTQIA+, como o casal gay que originou o campeão Varus e a vastaya Neeko, que é lésbica e tem uma quedinha pela Nidalee, a revelação mais recente da Riot Games foi de que as campeãs Diana e Leona são lésbicas.

Apesar de serem completos opostos, visto que Diana é o Aspecto da Lua e Leona representa o Aspecto do Sol, as duas campeãs são um casal desde antes de se tornarem divinas. O ship das duas campeãs inclusive já era algo antigo da comunidade de League of Legends, que comemorou muito o momento em que a Riot oficializou o casal.

Diana e Leona foram confirmadas como um casal lésbico no conto Ascenda Comigo

A representatividade LGBTQIA+ é algo que vem crescendo cada vez mais no mundo dos games e em outras mídias, e este 28 de junho é uma das muitas oportunidades que a comunidade tem para se levantar e declarar o seu orgulho por toda a luta e evolução que vem conquistando ao longo dos anos. Nós torcemos para que, a cada dia que passe, o mundo se torne um lugar mais acolhedor e respeitoso com toda a comunidade. Feliz Dia do Orgulho!

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade