Califórnia processa Blizzard por assédio e discriminação
Desenvolvedora está sendo levada a justiça por ignorar múltiplos casos de machismo dentro da empresa
22/07/2021
O Departamento de Trabalho e Moradia (DFEH) da Califórnia entrou com um processo contra a Blizzard. Isto aconteceu por conta de uma cultura de assédio e machismo que teria tomado conta da empresa, com o conhecimento e até participação de executivos do topo da organização.
A ação ganhou notoriedade após sair na Bloomberg, pelo jornalista Jason Schreier, que divulgou detalhes sobre o acontecido em seu Twitter.
The California Department of Fair Employment and Housing has filed an explosive lawsuit against Activision Blizzard for discrimination. Some of the details in the complaint are horrifying https://t.co/rKF3HlaEaY pic.twitter.com/dRuP8HPyqe
? Jason Schreier (@jasonschreier) July 22, 2021
O levantamento foi apresentado ao tribunal superior de Los Angeles, com diversas acusações sendo feitas contra a Blizzard, as principais tratando de discriminação contra funcionárias, em praticamente todos os níveis. Segundo o relatório, as mulheres tinham remunerações menores do que seus pares, além disso, ainda era comum para funcionárias mais competentes perderem promoções para homens menos eficientes e qualificados.
O relatório ainda diz que se embriagar durante o trabalho era prática comum dos funcionários homens, que frequentemente assediavam verbalmente as mulheres da empresa.
O processo ainda traz relatos sobre as situações que ocorreram na Blizzard, mas para evitar gatilhos, não estaremos descrevendo os acontecimentos. A publicação completa, com os relatos das vítimas, pode ser lida neste link.