"Spider-Band": O Homem-Aranha no multiverso dos 16 bits
O "16 Bits da Depressão" surfou no hype do lançamento do trailer oficial de "Spider-Man: No Way Home", trazendo uma versão inusitada da tão aguardada reunião das três gerações de Peter Parker ; assista!
26/08/2021
Conhecido por fornecer conteúdos irreverentes inspirados em personagens icônicos da cultura pop e do universo dos games, sempre em sintonia com os temas que estão em alta no momento, o "16 Bits da Depressão" não poderia perder a novidade que virou o assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias: o trailer de Spider-Man: No Way Home, terceiro filme da franquia Homem-Aranha dentro do Universo Cinematográfico Marvel, o MCU.
Após uma enxurrada de teorias e vazamentos de supostas imagens do tão aguardado longa que, ao que tudo indica, reúne as três gerações de teiosos, interpretadas por Tobey Maguire (o Homem-Aranha, de 2002 a 2007), Andrew Garfield (o Espetacular Homem-Aranha, de 2012 a 2014) e Tom Holland (o Homem-Aranha do MCU, de 2016 até os dias de hoje), além claro dos principais vilões de cada uma das franquias, finalmente, a Sony e a Marvel liberaram, na última segunda-feira (24), o trailer oficial do filme, que chega aos cinemas ainda em 2021.
Em poucas horas, o vídeo de três minutos não apenas bateu recorde de visualizações nos canais oficiais da Sony Pictures, com impressionantes 35,2 milhões de views, e da Marvel Entertainment, com mais de 11 milhões, mas também se tornou a grande obsessão dos internautas que, se antes já tinham imensas expectativas pela ambiciosa sequência do Amigo da Vizinhança, agora dedicam toda a sua atenção às análises, rumores e, claro, "memes" sobre o teaser.
Surfando nessa onda, o "16 Bits da Depressão" idealizou de uma forma um tanto inusitada a esperada reunião dos três Peter Parker e dois de seus principais antagonistas, o ardiloso Mysterio, interpretado por Jake Gyllenhaal no MCU, e o "malvado favorito" dos fãs do teioso, o Doctor Octopus, eternizado na trilogia da Sony por Alfred Molina. No topo de um prédio, a "Spider-Band" aparece tocando a música tema do cabeça-de-teia, o clássico punk rock "Spider-Man", dos Ramones, em uma animação cuidadosamente desenvolvida com gráficos de jogos da "Era 16-bits", trazendo aquele visual nostálgico que fez a cabeça de jovens jogadores do início dos anos 90 em títulos como 'Super Mario World' e 'Street Fighter II'.
Com mais de 80 mil seguidores só no Instagram, a página de Herbert Melo e Fabrício Aguiar se propõe a levar, diariamente, um olhar bem-humorado e muitas vezes satírico dos principais acontecimentos do universo geek, gamer e de cultura pop em geral. E mais do que isso: às vezes, são esses mundos que invadem as esferas sociais, políticas e econômicas, na hora de repercutir um assunto de destaque na internet, pela ótica de um personagem da cultura geek. Nem mesmo as Olimpíadas de Tóquio 2021, no Japão, ficaram de fora dos "memes" da dupla. Além do Instagram, os conteúdos do "16 Bits da Depressão" também estão presentes em outras plataformas, como o Facebook, Twitter e YouTube, expandindo a proposta criativa e extrovertida da dupla, que hoje é acompanhada por mais de 530 mil seguidores nas principais redes sociais.
Fabrício, que é responsável pela criação e desenvolvimento do conteúdo divulgado nos perfis da "16 Bits da Depressão", conta sobre o início da página, que a princípio seria apenas um hobbie, mas acabou se tornando uma profissão: "A 16 Bits da Depressão foi criada em um pequeno tempo de ócio, em julho de 2016, quando resolvi aderir a tendência de fazer memes no Facebook. A ideia original era criar montagens para retratar, criticar ou parodiar nosso cotidiano em contexto de jogos 16-bit. Pouco tempo depois, eu já estava criando animações em vídeo, fazendo com que vários novos seguidores aparecessem. Um deles foi o nosso querido Herbert [Cabeção], que me abordou para trocar ideias sobre criação de conteúdo. Logo desenvolvemos uma amizade, e dela partiu a iniciativa de profissionalizar nossas produções: surgia a Criabits".
A ideia de Herbert e Fabrício deu tão certo que se transformou na CriaBits, empresa que atua em nichos específicos do mercado de games e cultura pop, fornecendo conteúdos multiplataforma por meio das marcas: Clube do Video Game, Nintendista, Get Nerd e 16 Bits da Deprê. O conteúdo deles está presente inclusive aqui, no SBT Games!
"Hoje, a Criabits atua com a prestação de serviços que envolve criação e/ou distribuição de conteúdo de entretenimento nas redes sociais. Além de atender outros produtores e portais de notícias, somamos força ao SBT Games para viabilizar algumas notícias, animações, postagens em redes sociais, cobertura de eventos e, claro, o Bits Podcast, co-apresentado pelo Cabeção", conclui Fabrício.
A nova aventura do jovem herói do Queens (NY) ainda não tem data para estrear nos cinemas, mas, quando tiver, tenha a certeza de que não escapará dos bits sagazes da dupla menos "deprê" da internet.