Mercado dos games: Como fica a estrutura da Sony após aquisição da Bungie
Depois da compra do estúdio responsável por Halo e Destiny, a empresa promete crescimento para dar resposta ao mercado e aos jogadores
02/02/2022
A Sony anunciou, nesta segunda-feira (31), a incorporação do estúdio de desenvolvimento de jogos Bungie por 3.6 bilhões de dólares. A aquisição do estúdio responsável por Halo e Destiny pode ser lida como demonstração demonstração de poder e resposta à compra impactante da gigante desenvolvedora Activision Blizzard pela exorbitante quantia de quase 69 bilhões de dólares, realizada poucos dias atrás por sua concorrente direta, a Microsoft.
Essa "Guerra de Consoles" aposta na exclusividade dos jogos para o console da sua empresa como chamariz de compras do público. Ou seja, o jogador vai escolher qual console ele vai comprar se baseando em quais jogos exclusivos aquele videogame tem. Os impactos positivos e negativos dessa estratégia de mercado ainda não carecem de maiores e mais aprofundados estudos, mas já se pode perceber nas redes sociais, que isso já está gerando conflitos na comunidade gamer mundialmente.
Após a compra da Bungie, a Sony ficou com a seguinte estrutura de estúdios de desenvolvimento de jogos, e seus respectivos maiores franquias exclusivas atualmente:
- Bend Studio (Days Gone)
- Bungie (Destiny)
- Bluepoint Games (Demon's Souls Remake)
- Firesprite (The Playroom)
- Guerrilla Games (Horizon Zero Dawn/Forbidden West)
- Housemarque (Returnal)
- Insomniac Games (Ratchet & Clank, Marvel's Spider-Man)
- Media Molecule (LittleBigPlanet)
- Naughty Dog (Uncharted e The Last of Us)
- Nixxies Software (realiza aporte de jogos para PC)
- Pixelopus (Concrete Genie)
- Polyphony Digital (Gran Turismo)
- Sucker Punch Productions (Ghost of Tsushima)
- Team Asobi (Astro's Playroom)
- Valkyrie Entertainment (co-desenvolvedora de jogos como God of War)
- xDev (co-desenvolvedora de jogos como Sackboy: A Big Adventure's)
- San Diego Studio (MLB: The Show)
- Santa Monica Studio (God of War)
Essa disputa entre as gigantes dos games ainda vai render novos capítulos e transações altíssimas, já que o mercado dos games hoje é o terceiro maior do mundo, superando o cinema. A Sony já declarou que essa foi a primeira adição de outras que ela planeja realizar, ainda não divulgadas. Resta aos fãs aguardarem e torcerem para que alguns jogos ainda possam ter o crossplay, entre jogadores de diferentes plataformas.