Especialista diz que é improvável que Xbox compre estúdios japoneses
O padrão de administração das empresas do Japão dificultaria muito a compra dos estúdios do país pela Microsoft
08/02/2022
Após adquirir a Activision Blizzard, a Xbox pode estar na busca de entrar de vez no mercado asiático, mais especificamente o japonês, com a compra de um estúdio. Mas de acordo com Serkan Toto, CEO da Kantan Games (agência de consultoria de videogames com sede em Tóquio), a empresa teria muitas dificuldades para adquirir um dos grandes estúdios do Japão.
Toto declarou que uma negociação entre Xbox e algum estúdio como Capcom, SEGA ou Square Enix tem poucas chances de acontecer por conta de uma barreira cultural. Isso porque o mercado japonês possui um sistema chamado de Keiretsu, onde as empresas do país possuem relações entre si e dificultam a entrada de empresas externas.
"De certa maneira, a Microsoft adquirir um estúdio japonês seria uma notícia ainda maior do que a notícia da aquisição da Activision Blizzard por 68.7 bilhões.", disse o CEO.
Serkan Toto foi ainda mais enfático e chegou a declarar que a tentativa seria uma missão suicida para qualquer empresa ocidental. Segundo ele, a movimentação faria com que os funcionários deixassem a empresa para se realocar em outros estúdios do ramo.
A Xbox nunca fez muito sucesso no Japão, que historicamente prefere consoles das japonesas Nintendo e Sony, mas após a aquisição da Activision Blizzard, o investimento no país não seria algo inesperado.