Halo: Compositores processam Microsoft por não pagamento de licença
Empresa se considera a autora das músicas após compra da Bungie em 2000 e deixou de pagar os royalties
11/02/2022
A dupla de compositores Marty O'Donnell e Mike Salvatori, responsáveis pelas trilha sonora dos jogos originais de Halo, processaram a Microsoft pelo não pagamento de royalties há 20 anos. Os dois apontaram seis causas em sua ação, como enriquecimento injusto e quebra de contrato.
Em entrevista a Eurogamer, os compositores contaram que criaram e licenciaram as músicas de Halo para a Bungie, antes da mesma ser adquirida pela Microsoft. Já a dona de Xbox se diz ser autora da trilha sonora justamente por ter adquirido a Bungie em 2000.
Porém, O'Donnell e Salvatori alegam que as canções sempre foram licenciadas, não fazendo parte de um contrato de venda. De acordo com os compositores, houve a tentativa de contato com a Microsoft por mais de uma década, mas por falta de retorno, a ação judicial foi tomada. A Microsoft não comentou sobre o processo.
O jogo mais recente da franquia é Halo Infinite, lançado em dezembro do ano passado para Xbox One e Xbox Series X/S, além de ficar disponível no PC via Xbox Game Pass.