Publicidade
SBT Games

Virtus.Pro diz que suspensão é exemplo da cultura de cancelamento

A equipe russa foi retirada da ESL, renomada competição de Counter Strike: Global-Offensive, por conta de sanção em resposta à guerra na Ucrânia

Logo da VP

11/03/2022

Publicidade

Após o anúncio da suspensão na semana passada (02) aos times e competições russas na ESL, a Virtus.Pro emitiu um comunicado discordando do poscionamento da organizadora. Segundo a ESL, não serão permitidas a competir as organizações com "laços aparentes ao governo russo, incluindo indivíduos ou organizações enfrentando sanções da União Européia relacionadas ao conflitos na Ucrânia", tendo como principais atingidos a própria Virtus.Pro e Gambit, outra equipe russa. A organização, no entanto, não proibiu os jogadores de competir representando um "nome neutro", similar ao ocorrido nas olimpíadas de 2020 com o Comitê Olímpico Russo. 

Alguns dias depois, o comunicado lançado pela Virtus.Pro contestava a decisão da ESL: 

Não há razões lógicas para nos suspender de jogar nos campeonatos, a não ser preconceito e pressão vinda de fora.  Isso aconteceu em Dubai num evento WePlay e continua acontecendo

A suspensão em Dubai ocorreu no Gamers Galaxy: Dota 2 Invitational Series Dubai, que segundo o Yahoo News, pediu para que a Virtus.Pro jogasse sem sua tag, uniforme e "afiliação a nenhum clube ou país em particular". Em comunicado oficial um dia antes do início do evento, a equipe recusou a oferta e foi desqualificada. Apesar da ESL não ter conexões com WePlay, as medidas parecem ter sido decididas e as organizadoras mantém sua posição. 

O time caracterizou a suspensão da ESL como um "exemplo claro da cultura do cancelamento", além de confirmar que não proibirá seus jogadores de participar da competição em "outras cores" se desejarem. Leia:

Eles gastam muito tempo para se tornar jogadores profissionais, e diferente de alguns organizadores de campeonatos, não estamos prontos para invalidar o esforço de outras pessoas. Nossos jogadores serão sempre "The Bears". Se eles decidirem jogar no campeonato, apoiaremos sua decisão. 

A Virtus.Pro decidiu competir na temporada 15 da ESL Pro League com o nome "The Outsiders", enquanto a Gambit, outra equipe suspensa, ainda está discutindo com a organização sobre a forma de participar e atualizações ainda estão pendentes sobre a situação.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade